Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 14 de maio de 2012

NEGOCIAÇÃO - BB 'salvará' Banco Votorantim


DA REUTERS

O Banco do Brasil está negociando a compra da metade do capital do Banco Votorantim que pertence ao Grupo Votorantim, num movimento que poderia ajudar o maior banco do país a fortalecer sua posição no mercado de financiamento automotivo.

"Está em negociação", disse à Reuters uma fonte familiarizada com o assunto, sob condição de anonimato.

A informação vem a público poucos dias após o Banco do Brasil ter reportado seus resultados de janeiro a março, que foram afetados por um prejuízo de R$ 597 milhões do Banco Votorantim no período.

A fonte não deu mais informações, porque os termos das negociações estão sendo discutidos.

Foi o terceiro trimestre seguido de perda líquida do Votorantim. E a expectativa do Banco do Brasil é de que o banco seguirá apresentando resultados líquidos negativos nos próximos meses, embora menores.

O Banco do Brasil registrou lucro menor que o esperado no primeiro trimestre e disse que vai destinar cerca de 25% mais recursos para cobrir perdas previstas com créditos ruins, parte delas provenientes do Votorantim.

O banco estatal comprou 49,99% do capital do Votorantim por R$ 4,2 bilhões, em janeiro de 2009, num momento em que os efeitos da crise global de 2008 deixaram vários bancos brasileiros de médio porte em condições mais adversas.

Pelo acordo firmado na ocasião, o controle do Banco Votorantim foi preservado nas mãos do Grupo Votorantim, da família Ermírio de Moraes.

Em 2011, o Banco do Brasil implementou mudanças operacionais nos modelos de aprovação de crédito do Votorantim e praticamente fechou as portas para novas concessões.

Isso porque o banco estatal considerou deficientes os modelos de risco do Votorantim, que tinha boa parte da carteira atrelada a financiamento de carros usados, um dos segmentos cujos calotes mais subiram recentemente.

O índice de inadimplência do Votorantim chegou a bater 7,1%, mais que o triplo do apurado pelo Banco do Brasil.

"Foram feitas mudanças espartanas", disse recentemente à Reuters um alto executivo do banco.

Consultado, o Banco do Brasil não enviou um comunicado oficial até a conclusão desta reportagem. Um porta-voz da Votorantim disse por telefone que o banco não está à venda e que a família Ermírio de Moraes tem "o compromisso de ficar com o banco".

Nenhum comentário: