Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 31 de maio de 2012

#ELEIÇÕES2012 - PT impõe candidatura de Humberto Costa em Recife


Maurício Rands desiste de concorrer, mas prefeito diz que continua candidato

O GLOBO

Maurício Rands: deputado abriu mão de sua candidatura a prefeito
O GLOBO / ANDRÉ COELHO


RECIFE - Depois do racha — que incluiu agressões físicas e verbais entre a militância por mais de dois meses e aumentou com uma prévia sob suspeita de fraude —, o PT tenta se recompor para a disputa pela sucessão municipal: o deputado Maurício Rands (PT-PE) renunciou nesta quarta-feira à pré-candidatura para prefeito, e a prévia marcada para o próximo domingo foi suspensa. O nome indicado para a disputa agora é a do senador Humberto Costa (PT-PE), que foi imposto pela Executiva Nacional do PT com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No último dia 20, Maurício Rands — que está licenciado da Câmara Federal e responde pela Secretaria de Assuntos Institucionais do Palácio do Campo das Princesas — disputou a indicação para a eleição municipal com o prefeito de Recife, João da Costa. Este se considerava candidato natural do partido e acusava os próprios correligionários de traição. As principais lideranças do PT lançaram Rands com o apoio da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), que é majoritária em Pernambuco. O prefeito obteve 51,9 por cento da votação, com uma vantagem de 553 votos, e deu entrevista como vencedor da primária. Mas a Executiva Nacional do partido não proclamou o resultado devido a denúncias de fraudes e de informações não verdadeiras encaminhadas à Justiça, para ampliar o número de votantes na prévia.

Dois emissários do PT nacional vieram a Recife, onde fizeram uma auditoria na prévia e constaram 2,5 mil votos irregulares (militantes em pendência financeira com a sigla ou que não constavam na listagem oficial). A prévia do dia 20 foi anulada, e uma segunda chegou a ser convocada para o próximo domingo. Na última quinta-feira, a Executiva Nacional do PT interviu no processo e aconselhou os dois candidatos a renunciar. O nome de Humberto Costa surgiu, então, como alternativa mais viável, para juntar os cacos do PT recifense.

Nesta quarta-feira Rands anunciou a renúncia e até chorou durante entrevista coletiva, na qual confirmou o apoio ao senador, que, como Rands, pertence à CNB. E mandou um recado para o prefeito, seu desafeto:

— Espero que ele tenha essa compreensão, que possa renunciar, como eu fiz, e possamos apresentar Humberto Costa como candidato —disse.

João da Costa, no entanto, mandou dizer pela sua assessoria que permanece candidato e que aguarda um posicionamento da Executiva Nacional para definir seu caminho. O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, no entanto, havia aconselhado Rands e o prefeito a renunciar, já que o resultado da prévia inviabilizou qualquer possibilidade de unidade no PT de Recife. Depois da primária — na qual houve tapas, murros e denúncias de fraudes —, a troca de agressões entre seguidores dos dois se agravou.




Nenhum comentário: