Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 29 de maio de 2012

O que voce tem de fazer na Compra e na Venda de um veículo


SAIBA TUDO QUE VOCÊ TEM DE FAZER NO DETRAN
PARA VENDER OU COMPRAR UM VEÍCULO


O processo é simples, mas fundamental para que você não tenha nenhum transtorno. Como se sabe, vender o carro e não transferir corretamente a documentação pode dar muita dor de cabeça, como multas e pontos, na CNH, produzidos pelo comprador.

E, para a tranquilidade do novo proprietário, o veículo deve circular sempre regularizado.

Leia, abaixo, como agir:

1 - O VENDEDOR tem 30 dias para comunicar ao DETRAN a venda do SEU veículo.
É necessário, para que isso aconteça, que o CRV (Certificado de Registro de Veículo) seja totalmente preenchido, inclusive com o nome do novo proprietário. O interesse de quem vendeu é informar a venda dentro do prazo determinado, para se eximir de responsabilidade mútua, (ou seja, ao lado do comprador), pelas penalidades impostas e suas reincidências, a partir da data da venda.
Os documentos exigidos para essa comunicação podem ser acessados neste link, que também oferece, para impressão, o formulário que, preenchido corretamente, formalizará o procedimento.
Para os CRVs (Certificado de Registro de Veículos) emitidos a partir de 30 de julho de 2009, identificados pela letra “C” no verso, é necessário os reconhecimentos de firma por autenticidade, tanto do VENDEDOR quanto do COMPRADOR.
A comunicação da venda poderá ser feita pelo VENDEDOR, sem agendamento, em qualquer um dos postos de vistoria do DETRAN e apenas nas unidades do Rio Poupa Tempo Zona Oeste e Rio Poupa Tempo Baixada Fluminense (os endereços você pode verificar aqui).

2 - O COMPRADOR, por sua vez, tem o prazo de 30 dias, a partir do preenchimento do CRV (Certificado de Registro de Veículo), para agendar o procedimento de transferência de propriedade do veículo com o DETRAN.
Basta ligar para os telefones do DETRAN – 3460-4040 e 3460-4041 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-0204040 (Interior)– ou acessar, neste portal, este link para o site “Agendamento”, e agendar o procedimento de transferência de propriedade em um dos postos de vistoria do DETRAN.
Os documentos exigidos estão neste link.
Para efetivação da transferência de propriedade, o COMPRADOR terá de submeter o veículo a uma nova vistoria. Feito isso, receberá um novo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), já com o seu nome, além de um novo CRV (Certificado de Registro de Veículo), em aberto, para proporcionar uma eventual nova transação

Fonte Site do DETRAN do Rio

Nenhum comentário: