Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 29 de maio de 2012

EMPACADO - Obras do PAC iniciadas em 2009 na Rua Adriana deveriam ter ficado prontas no ano passado, mas foram interrompidas.

Asfalto e saneamento não chegam a Austin
Obras do PAC iniciadas em 2009 na Rua Adriana deveriam ter ficado prontas no ano passado, mas foram interrompidas. Endereço está cheio de lama e esgoto

POR LIVIA ARAGÃO
Jornal O DIA

Rio - Obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) haviam trazido esperança para a Rua Adriana, em Austin, no município de Nova Iguaçu, que sofre há anos com esgoto a céu aberto e buracos na rua de terra batida.Os trabalhos iniciados há três anos, no entanto, foram interrompidos há um ano e meio. E nada mudou para os cerca de 250 moradores.


Para obra de pavimentação que nunca foi feita, município destruiu calçadas | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

Investimento pesado do governo federal — foram anunciados R$ 124 milhões para saneamento e pavimentação de Austin e Comendador Soares — deveria levar asfalto e esgotamento sanitário em dois anos a contar de 2009. Mas o que se vê é vazamento em tubulações entupidas e lama que invade as casas a cada período de chuvas.

Toda vez que chove, a dona de casa Alessandra Damasceno, 31 anos, precisa varrer a lama para fora de sua residência: “Se não varrer, não dá nem para entrar. Não posso sair de casa quando chove”.

Depois de perder cerca de R$ 2 mil em móveis, eletrodomésticos e mantimentos em dezembro, a técnica de enfermagem Jacqueline Dorsi, 28, ergueu uma mureta de 1 metro na porta para evitar que a água entre na casa em que mora com o marido e a filha de 5 anos:

“Foi desesperador perder tudo o que a gente tinha. Entrou tanta água que resolvemos colocar a barreira. A rua não tem asfalto nem ralo. Toda vez alaga tudo”.

Única proteção para que a água e lama não atingissem as casas, as calçadas foram quebradas para a pavimentação que nunca foi feita. “Agora a lama entra direto no meu quintal. É um desrespeito. No mínimo, eles deveriam terminar o trabalho”, afirma o segurança Roberto Oliveira, 44 anos.

Para tapar os buracos na rua, moradores improvisaram com pó de pedra. “A gente tenta melhorar a péssima situação da rua”, disse o pintor Amauri Duarte, 48, que revelou sentir vergonha de receber visitas por causa da via com lama e toda esburacada.

Previsão de retomada

Moradores contam que entraram em contato com a Prefeitura de Nova Iguaçu, que recebeu a verba da União para as obras mas não deu prazo para conclusão. O pagamento à construtora foi interrompido.

O secretário municipal da cidade, José Rogério Namen, afirmou que a obra será retomada em junho. “A prefeitura fará, na primeira semana de junho, a liberação de uma parcela atrasada, e, a seguir, a empresa responsável assumiu o compromisso de retomar a obra”, diz nota.

Nenhum comentário: