Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

RANIT - Carne de Rã - Exótica, Nutritiva e Saborosa



A R@nit é uma empresa especializada na criação e comercialização da Rã Touro e representa no estado do Rio de Janeiro a Ranamig, empresa que desenvolveu o Sistema Vertical Ranabox (S.V.R.).

Com os avanços realizados no S.V.R. nossa tecnologia consiste na mais moderna existente, permitindo criar até 2.000 rãs por m², com pouca mão de obra, pouquíssimo investimento, em ambiente 100% aquático e somente com ração inerte.


Empresa

Em 1986 Sueli Almeida interessada em criar rãs no Sitio Boa Esperança localizado em Niterói, participou na FEMAR – Fundação Estudos do Mar, em Botafogo – Rio de Janeiro organizado pela ARERJ – Associação de Ranicultores do Estado do Rio de Janeiro.
Concluído o curso, executou um levantamento topográfico da área do sítio, análise da água da nascente e elaborou um projeto. O ranário seria com baias enterradas para a engorda e tanques para a fase aquática, toda a área seria cercada a uma distância de 2 metros e coberta com tela para evitar predadores e incluiria um moscário para produção de larvas ou a criação de minhocas para alimentação das rãs, etc...
Considerando o grande investimento inicial, o mercado consumidor interno não definido (à época falava-se mais em exportação) e ainda pesquisas e suporte técnico não satisfatórios para a criação de tal animal, gerou uma insegurança para execução do projeto. O Sonho ficou guardado.
Anos após, em fevereiro de 1998, na revista Globo Rural uma matéria sobre a criação de rãs pelo Sistema Vertical Ranabox (SVR), mostrou que outros ranicultores permaneceram persistentes e desenvolveram um sistema muito eficiente e prático, que requer pequeno espaço para sua execução, com investimento inicial bem menor.
Junto com seu filho, Glauco Almeida, resolveram retomar o Sonho. Em 23 de Janeiro de 2000 participaram do Curso - Técnicas de Ranicultura – SVR nas instalações da RANAMIG – Ranário Minas Gerais em Betim – MG.
Surge a partir daí o Ranário Niterói - R@nit, localizado no perímetro urbano da cidade. Para adquirirmos experiência, trabalhamos inicialmente com o setor de engorda e abrimos o mercado consumidor. Após 02 anos começamos a trabalhar com todos os setores da ranicultura. Atualmente nossa infra-estrutura é composta de um galpão climatizado com 65m2 que suporta um plantel de 15.000 animais para engorda e na área externa temos a reciclagem da água e os tanques de girinagem. Estamos em construção do laboratório climatizado para a reprodução controlada e modernizando as instalações.
Com o crescimento da Empresa esse histórico será modificado a cada avanço de nossas atividades.


A CARNE DE RÃ
-Sua digestão é rápida e altamente produtiva,pois aproveita-se quase tudo que é consumido.

-É um alimento de origem animal completo,por isso é indicado para enfermos e debilitados.

-A rã possui um orgão específico para acumular suas gorduras,diferentemente de outros animais que as acumulam em meio à musculatura.

-Adquire facilmente o sabor dos temperos e possui alto grau de maciez.

-Indicada principalmente para crianças com rejeições a outros produtos de origem animal.




Por que comer carne de rã?
Veja as características e vantagens
:

Carne muito saborosa.
Fonte de proteína e sais minerais.
Baixo teor de gordura.
Baixo teor de calorias.
Baixo teor de sódio.
Elevado teor de proteínas.
Indicada no tratamento de diversas doenças.
Melhora a resistência às infecções e aumenta a imunidade.


Alguns Pratos com Carne de Rã

RÃS À PROVENÇAL-1
RÃS À PROVENÇAL-2
RÃ À ORLY
RÃ À BELLE MEUNIÈRE
FOLHEADO DE RÃ À NEWBURG
RÃS AO MOLHO BÉCHAMEL
RÃS EMPANADAS-1
RÃS EMPANADAS-2
RÃS TOSTADAS
MOQUECA DE RÃ
RISOTO DE CARNE DE RÃ
RÃ ASSADA COM ERVAS-1
RÃ ASSADA COM ERVAS-2
FRICASSÊ DE CARNE DE RÃ
CUSCUZ SALGADO DE CARNE DE RÃ
FORMINHAS DE RÃ
RÃ AO CATUPIRI
CORN FROG
ROCAMBOLE DE CARNE DE RÃ
CARNE DE RÃ COM GRÃO DE BICO
RÃ XADREZ
MOQUECA DE RÃ
RÃ À PORTUGUESA
STROGONOFF DE RÃ


Receita de Strogonoff de Rã

Rendimento de 8 porções:

Medida equivalente

Coxas de rã desossada (600g)
Cebola (110g) 1 unidade
Salsa (22g) ½ xícara
Sal/alho em pasta (5g) 1 colher de chá
Molho inglês (15g) 1 colher de chá
Pimenta do reino (3g) ¼ de colher de chá
Sal (3g) ½ colher de chá
Ketchup (21g) 1 colher de chá
Vinho tinto / branco (140ml) ½ xícara
Margarina (7g) ½ colher de sobremesa
Óleo (30ml) 2 colheres de sobremesa
Creme de leiteCreme de leite (300g) 1 lata
Farinha de trigo (8g) ½ colher de sobremesa

Modo de fazer:

Desossar as coxas de rã e temperar com sal, alho, molho inglês e a pimenta do reino. Refogar no óleo o sal/alho e a carne de rã. Deixar cozinhar em fogo brando por alguns minutos. Acrescentar o vinho e deixar ferver por 5 minutos, acrescentando em seguida o "ketchup". Separar o soro do creme de leite, misturando-o com a farinha de trigo. Acrescentá-lo à rã com o molho já fervendo e deixar cozinhar por 3 minutos. Reservar o creme de leite. À parte refogar a cebola picada na manteiga e adicioná-la ao molho. Acrescentar o creme de leite, a salsa e acebolinha e desligar o fogo


Cursos
CURSO – TÉCNICO EM RANICULTURA NO SISTEMA VERTICAL RANABOX - Teoria & Prática

Preços promocionais para universitários

Próximos cursos:
30 e 31 de janeiro de 2010
27 e 28 de março de 2010

Para mais informações entre em contato conosco
PROGRAMA

Recepção aos alunos

· Café da manhã
· Apresentação dos participantes

R@nit - Ranário Niterói

- A empresa R@nit – Ranário Niterói
· Histórico
· Seus trabalhos realizados

Características Gerais da rã- touro (Rana-catesbeiana)

Sistema Vertical Ranabox

· Seus 20 anos de existência
· Evolução do Sistema Vertical Ranabox
· Criação de Rãs no Sistema Vertical Ranabox

A água

· Esterilização e Reutilização da Água

Enfermidades e Medicina Preventiva

· Tipos de Enfermidades
· Desinfecção e uso de desinfetantes na ranicultura
· Medidas preventivas

Reprodução da rã touro

· Mantença dos reprodutores
· Desovas programadas
· Incubadoras para eclosão

Almoço

Horário Livre

Girinagem

· Clivagem e adaptação
· Manejo alimentar
· Crescimento e engorda
· Metamorfose controlada

Imagos

· Manejo animal
· Manejo alimentar (moscario)
· Manejo profilático

Engorda

· Manejo animal
· Manejo alimentar
· Manejo profilático


Mercado, comercialização e especificações da carne de rã

· Mercado Externo
· Mercado Interno
· A distribuição do produto e preços atuais

Investimentos e estimativas de rendimentos

· Exemplos de Projetos
· Cálculo de Viabilidade Econômica dos projetos
· Custos Operacionais

Horário Livre

· Dúvidas
· Coffee break




Início

Curiosidades sobre as rãs
Características Gerais

Os anfíbios (Amphibia) são animais que possuem duas fases distintas de vida, vivendo na água, de forma similar aos peixes, e depois de sofrerem uma verdadeira metamorfose na anatomia e fisiologia de seu corpo, passam a viver fora da água. São assim classificados:

Filo: Chordata (possue notocorda);
Sub filo: Vertebrata (vertebras);
Grupo: Gnatostomata (mandíbula);
Super classe: Tetrapoda (quatro patas);
Classe: Amphibia
Super ordem: Salientia (vagaroso);
Ordem: Anura (sem cauda);
Família: várias (dezoito no Brasil)

As rãs possuem importância econômica por possuírem carne muito apreciada pelo homem, além de serem historicamente empregadas nas pesquisas biológicas, farmacêuticas e medicinais como cobaias. No Brasil, existem várias espécies de rãs de grande porte, que pertencem a família Leptodactylidae rã-manteiga, rã-pimenta, gia, etc.).

Para conhecer um pouco mais sobre a Rana catesbeiana:

Família: Ranidae;
Gênero: Rana;
Espécie: catesbeiana;
Nome comum: rã-touro.

As espécies da família Ranidae (inclusive a rã-touro), se diferenciam das espécies da família Leptodactylidae (dedos terminados em ponta) por possuírem membranas natatórias entre os dedos, (tipo pé-de-pato). A Rana catesbeiana é originária da América do Norte, mas foi introduzida no Brasil por empreendedores que viram nesta espécie grandes potencialidades comerciais pelas qualidades nutricionais e sabor delicado de sua carne.

SUB PRODUTOS DA RÃ




EQUIPAMENTO RANABOX PARA A CRIAÇÃO DE RÃS

Características Técnicas e Descrição do Equipamento:

O equipamento Ranabox foi idealizado para simplificar o processo de engorda de rãs permitindo eliminar os maiores problemas da ranicultura que até então inviabilizavam a criação de rãs, a nível comercial. Utiliza pouquíssimo espaço e muito pouco investimento. Nos sistemas convencionais a densidade de criação é de 50 Rãs/M² e no Sistema Vertical Ranabox (SVR) é de 1500 Rãs/M² com 16 andares.




O Ranabox é uma invenção patenteada conforme o registro no INPI 9532754-4 e refere-se a um conjunto de bandejas aquáticas autoportantes dispostas verticalmente em até 21 andares. O ambiente de criação é 100% aquático e a alimentação é feita a lanço, como na piscicultura. Uma rede de abastecimento fornece água aquecida, individualmente para cada bandeja, estimulando o apetite e aumentando substancialmente o ganho de peso dos animais. Um sistema especial de esgoto retira as sujidades do meio líquido através de um tubo telescópico central que atravessa verticalmente todas as bandejas, atualmente este tubo telescópico é na lateral do Ranabox e externo. Quando este mecanismo é acionado, as sujidades das bandejas são eliminadas de uma só vez, por gravidade. Para instalações maiores e mais complexas, o sistema vertical pode ser ligado a uma fonte de tratamento dágua, onde a água é filtrada e esterilizada e depois retorna para a rede de abastecimento formando um circuito fechado. O ambiente criatório é absolutamente higiênico, sem barulhos ou cheiros desagradáveis. Para a rede de esgoto segue somente água previamente processada por filtros biológicos.

Graças às características especiais do Sistema Vertical Ranabox (SVR), pequenos módulos de produções podem ser operadas (em nível de melhoria de renda familiar) também em áreas urbanas, em pequenos espaços, a partir de 10 M² de área coberta.


A matéria prima é constituída pelos girinos de 30 dias e pelos imagos de 15g a 20g, o insumo básico é a ração inerte.

IMPORTANTE ! – O equipamento ranabox é de operação simples mas é indispensável o treinamento do futuro criador nas instalações da Ranamig em Betim - Minas Gerais ou da R@nit em Niterói - Rio de Janeiro. Eventuais falhas de manejo dependem exclusivamente da habilidade e dedicação de cada criador.










Todos os processos de produção, incluindo montagem do equipamento, manejo no Sistema Vertical Ranabox (SVR), prática da girinagem, investimentos e resultados econômicos estão incluídos no pacote tecnológico fornecido pela empresa nos cursos de treinamento. O futuro criador pode ainda optar por estágios (treinamento prático e intensivo).

Atualmente o Grupo Ranamig vem desenvolvendo um mecanismo de descarga e um dosador de ração automáticos, tais equipamentos poderão nos trazer muitos benefícios a nossa atividade, principalmente no tempo final da engorda.

Contatos


Ranário Niterói
nosso telefone é:
(21)2625-9113
ranit@ranit.com.br

Nenhum comentário: