Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mulher de Cabral defende fornecedor em 28 processos

deu no Estadão:

De Alfredo Junqueira:
Um dos principais fornecedores do Estado do Rio e amigo do governador Sérgio Cabral (PMDB), Arthur Cesar de Menezes Soares Filho, dono do grupo Facility, foi buscar no Coelho, Ancelmo e Dourado Advogados sua defesa para litígios na Justiça Trabalhista.
O escritório tem como sócia a primeira-dama do Rio, Adriana Ancelmo Cabral, que também é advogada da empresa concessionária do Metrô do Rio - conforme o Estado revelou ontem.
Levantamento feito no 1º Tribunal Regional do Trabalho (TRT) identificou 28 processos nos quais Adriana e seus colegas defendem a empresa Service Clean, integrante do grupo Facility.
Só na gestão Cabral, a Service Clean recebeu R$ 57,8 milhões em aditivos a contratos assinados com a administração estadual, de acordo com o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) do governo do Rio.
A empresa atua nas secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia, fazendo serviços administrativos, limpeza, dedetização e distribuição de alimentos.
O faturamento do grupo Facility nas terceirizações da administração estadual supera R$ 1,2 bilhão nos últimos seis anos, diz o deputado estadual Alessandro Molon (PT) - que propôs criação de CPI na Assembleia Legislativa.
"Quando levantei dados da empresa no governo Rosinha (2003-06), a concentração de contratos já me parecia suspeita", afirma. "A concentração aumentou no governo Cabral. Isso precisa ser apurado."
Em pelo menos quatro processos contra a Service Clean, o Estado do Rio e o Departamento de Trânsito (Detran) constam como corréus, na categoria de responsáveis subsidiários.
Sócio e ex-marido de Adriana, o advogado Sérgio Coelho confirmou que a Service Clean é "cliente antiga" do escritório. "Não acredito que alguém possa imaginar que 28 ações trabalhistas, cobradas em valor de mercado, possam ter relevância ou alguma relação com a concessão de serviços", alegou.
Para ele, não há impedimento legal de Adriana ou qualquer pessoa de seu escritório atuarem nessa causa. O secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, não vê problema no fato de o escritório da primeira-dama representar uma das principais prestadoras de serviço para o Estado.
O grupo Facility informou que seu contrato com o Coelho, Ancelmo e Dourado Advogados existe muito antes de Cabral ser governador: "Qualquer ilação é, no mínimo, desrespeitosa."






Nenhum comentário: