Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Aniversariante do Dia - Gianluigi Buffon - c/video


Gianluigi Buffon (Carrara, 28 de janeiro de 1978), é um futebolista italiano que atua como goleiro. Atualmente, joga pela Juventus.
Também conhecido como Gigi ou Superman, o atleta fez parte do elenco titular da Seleção Italiana, campeã da Copa do Mundo de 2006. Nesta competição, Buffon denunciou ao árbitro a cabeçada de Zinédine Zidane em seu companheiro Marco Materazzi, o que acarretou a expulsão do então meio-campista da França. Após a denúncia, pediu desculpas a Zidane, mas lhe explicou que aquela cabeçada merecia um cartão vermelho. Os dois amigos se conheceram na passagem do francês pela Juventus.
Hoje em dia é um dos melhores goleiros do mundo, e, vem travando brigas insistentes com o goleiro Júlio César, da Internazionale.
Ídolo da torcida da Juventus, ele mostrou amor eterno ao time da Velha Senhora. A sua maior virtude fora dos campos é o carisma, sendo muito querido por todos os jogadores adversários. "Salta com noi Gigi Buffon" é o grito da torcida da Juventus.

Carreira

Buffon começou sua carreira no Parma, clube italiano, em 1995 após 4 anos nas categorias de base do clube. Fez parte do elenco da seleção itáliana da Copa do Mundo de 1998, ficando na reserva.
Lorenzo Buffon, um primo de seu avô, fora também goleiro de sucesso no país, destacando-se nos rivais Milan e Internazionale e jogado pela Itália na Copa do Mundo de 1962. Mas a maior inspiração para Gigi seguir carreira na mesma posição não fora o seu parente distante, e sim Thomas Nkono, goleiro da Seleção Camaronesa que o jovem Buffon vira na Copa do Mundo de 1990, disputada em seu país.[2]
Em 2001, foi contratado pela Juventus por £33 milhões (48,5 milhões ou $62 milhões). Dois anos depois, ganhou os prêmios de 'Most Valuable Player' (Jogador mais valioso) e 'Best Goalkeeper' (Melhor goleiro) da UEFA.
Em 2006, jogando a segunda divisão do campeonato italiano foi eleito o melhor goleiro do mundo, com 295 pontos pelo ranking da IFFHS.


Nenhum comentário: