Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 31 de janeiro de 2010

Personagem do dia - Obina

Manuel de Brito Filho,[1] mais conhecido como Obina (Vera Cruz, 31 de janeiro de 1983[2]), é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, defende o Atlético Mineiro.

Índice

Carreira

Começo no Vitória

Aos 18 anos, Obina ainda jogava peladas em Baiacu, cidade onde cresceu[3], quando um olheiro do Vitória o levou para testes no time de Salvador. Chegou a ter oportunidades no time titular com Joel Santana, então técnico do rubro-negro, em 2002, mas foi emprestado em 2003 duas vezes para ganhar experiência, para CRB e Fluminense de Feira. Ficou apenas alguns meses nos dois clubes, mas o suficiente para se destacar. Na Copa do Brasil de 2003, marcou o gol do empate do clube de Feira de Santana com o time homônimo do Rio de Janeiro, Fluminense, por 1 a 1[3].
Na sua volta ao rubro-negro de Salvador, em 2004, Obina conseguiu se destacar num time que tinha os pentacampeões mundiais pela Seleção Brasileira Vampeta e Edílson, e foi artilheiro do Campeonato Baiano de 2004, junto com Gilmar, também do Vitória.
O elenco do Leão era apontado como um dos mais bem preparados para a disputa dos dois campeonatos nacionais do ano. Na Copa do Brasil de 2004, Obina fez 5 gols e ajudou o time baiano a chegar às semifinais da competição, sendo eliminado pelo Flamengo.
Porém, no Brasileirão daquele ano, o time não conseguiu manter a regularidade e, com problemas financeiros devido ao alto investimento feito para a temporada, uma crise se instalou e, apesar dos 18 gols de Obina, artilheiro do rubro-negro na temporada, o clube foi rebaixado à Série B. O atacante, aos prantos e muito vaiado, não conseguiu explicar o que aconteceu dentro do clube ao longo do campeonato.{{Carece de fontes}}
Com a fama de goleador mantida, foi vendido ao Al-Ittihad, mas encontrou resistência do técnico, que não era simpatizante de jogadores brasileiros.

Ídolo no Flamengo

Em 2005, volta ao Brasil para jogar em outro rubro-negro, o Flamengo, numa época em que a equipe carioca estava carente de um jogador que fizesse gols. Logo o jovem atacante torna-se a maior esperança do elenco.
Em uma pré-estreia precipitada, ele, fora de forma, encontrou problemas para jogar. Mesmo marcando alguns gols, foi durante algum tempo perseguido pela torcida. Apenas no final do Campeonato Brasileiro de 2005, o jogador faz as pazes com ela, que com o passar do tempo reconheceu a humildade e força de vontade do atacante, que treinava com muito empenho. Ao fazer o gol da vitória sobre o Paraná, acabou com as chances de rebaixamento do Flamengo naquele Brasileirão e ainda quebrou um pequeno tabu nos confrontos do rubro-negro com o time paranaense.
Em 2006, Obina começa bem o ano. Mesmo no banco de reservas durante o início da temporada, o jogador volta a jogar muito bem nas partidas e a fazer gols importantes. Foi uma peça fundamental na conquista da Copa do Brasil 2006 pelo clube da Gávea.
Durante o Campeonato Brasileiro de 2006, Obina marca muitos gols e vira ídolo de vez no Flamengo. Mesmo com as várias homenagens da torcida do Flamengo, e com o reconhecimento da mídia, o jogador mantêm sua postura humilde e dedicada.
A partir daí, a torcida passa a entoar um canto característico em sua homenagem: "Obina é melhor que Eto'o", em referência ao excepcional atacante camaronês Samuel Eto'o.
No início de 2007, o FC Bayern Munique da Alemanha sonda o jogador. Entretanto, nenhuma proposta foi feita. O objetivo do atacante passa a ser a disputa da Copa Libertadores da América. Mas a equipe rubro-negra foi eliminada pelo desconhecido time uruguaio do Defensor, após a derrota por 3 a 0 no Estádio Centenário e vitória por 2 a 0 no Maracanã.
Numa partida de semifinal da Taça Guanabara 2007 contra o Vasco, Obina entra em campo, fica dois segundos com a bola, faz o gol que garante a passagem do Flamengo às finais e rompe os ligamentos do joelho no lance do gol, lhe rendendo um período de inatividade que poderia chegar a seis meses. Mas o jogador se recuperou antes do esperado, e já estava em atividade.
Após marcar o segundo gol rubro-negro na partida contra o Figueirense em 2007, vencida pelo Flamengo por 4x1 Obina chegou a marca de 20 gols em Campeonatos Brasileiros, sendo o 10° maior artilheiro do clube na história da competição. Logo depois, Obina marcou outro gol subindo mais uma posição na artilharia.
No dia 18 de Setembro, foi julgado por agressão e punido com 120 dias, no entanto, após 6 rodadas, o Flamengo entrou com um recurso e, ás 18:00 horas do dia 18/11/07, a pena foi reduzida para 5 jogos, então, já que já tinha cumprido 6 jogos, no mesmo dia o atacante foi escalado para o jogo contra o rival Vasco. Acabou entrando no segundo tempo e, em sua primeira jogada, lançou uma bola na trave, levando o Maracanã ao delírio, e o Flamengo venceu por 2 a 1.
Em 12 de março de 2008, o Flamengo anuncia a renovação, por dois anos, do contrato de Obina; nos dois jogos finais do Campeonato Carioca de 2008, Obina fez três gols e deu o título ao rubro-negro da Gávea.
Em 2009, incrivelmente chegou à pré-temporada em forma, ao contrário dos anos anteriores. O baiano vinha se destacando em treinos, com gols e belos passes. Porém, logo em sua estreia, no Campeonato Carioca, Obina perdeu muitos gols, incluindo dois pênaltis. Passou a ser vaiado e não mais conseguiu se firmar como titular, perdendo posição primeiramente para Josiel, e depois para Emerson.
Chegou a se apresentar na Gavea no dia 05 de janeiro para realizaçao da pré temporada para 2010.
Seu ultimo jogo pelo Flamengo foi no dia 20/01/2010 em jogo valido pelo Campeonato Carioca numa vitoria do Flamengo por 3x1 em cima do Volta Redonda.Logo depois foi negociado com o Atlético Mineiro. Seu contrato terá validade de tres anos.

Palmeiras

No dia 25 de maio, Obina foi emprestado ao Palmeiras até o fim da temporada. Foi inscrito no Campeonato Brasileiro com a camisa 28, mas disputou a Copa Libertadores com a camisa 24.
No dia 26 de julho, marcou 3 gols na vitória do Palmeiras sobre o Corinthians por 3x0 em Presidente Prudente, consolidando-se cada vez mais na artilharia, jogando bem e ganhando a confiança de toda a torcida.
No dia 18 de novembro, se desentendeu e socou o companheiro de time Maurício pouco depois do término do primeiro tempo da partida entre Grêmio e Palmeiras. Como a agressão foi dentro de campo e o árbitro viu, a regra diz claramente que os jogadores envolvidos na briga devem ser expulsos, mesmo que sejam do mesmo time. E foi o que aconteceu. Esse fato provocou a imediata demissão de Obina do time do Palmeiras.[4]

Atlético Mineiro

No dia 20 de janeiro, o presidente do Atlético Mineiro confirmou a contratação de Obina pelo clube mineiro por um periodo de tres anos.[5]

Títulos

Vitória
Flamengo

Nenhum comentário: