Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 30 de janeiro de 2010

Vagão desacopla na estação de Triagem e paralisa parte da linha 2 do metrô

Publicada em 29/01/2010 às 21h43m
Claudio Motta e Gabriel Mascarenhas

RIO - O último vagão de uma composição se desprendeu das demais no momento em que um trem do metrô partia da estação Triagem, na Linha 2, às 16h40 desta sexta-feira. Ninguém ficou ferido. No entanto, todos os trens da linha 2 ficaram inoperantes por mais de 20 minutos. A estação de Triagem chegou a fechar, e as composições circularam em apenas dois trechos da linha 2: entre as estações Botafogo e Maracanã e entre os pontos Maria de Graça e Pavuna. O problema também causou reflexos na Linha 1.
O presidente do Sindicato dos Metroviários, Rubens Foligno, classificou como muito grave o incidente. Segundo ele, o problema é reflexo da falta de manutenção preventiva.
- Desacoplar é muito raro e mostra como a segurança deixou de ser uma prioridade para a empresa Metrô Rio - diz Foligno.
As estações Triagem e Thomaz Coelho, que também fechou por problema nas portas de uma outra composição, foram reabertas por volta das 19h. Os trens, porém, continuaram a registrar intervalos irregulares de em média 8 minutos. Em Thomaz Coelho, segundo passageiros, houve princípio de briga e uma lixeira foi quebrada por usuários insatisfeitos. Também houve registro de confusão na Central do Brasil e na Carioca, na Linha 1. Agentes do metrô precisaram controlar o acesso às plataformas, que ficaram superlotadas.
Segundo o leitor Antonio Alexandre Marques de Sá, o trem que teve o vagão desacoplado começou a apresentar problema no Maracanã.
"No Maracanã deu a primeira freada e fez um barulhão. Em triagem, o barulho e o solavanco foi pior. Arrebentou os fios e conexões. O vagão ficou preso apenas pelas finas molas", contou por e-mail.
De acordo com o Metrô Rio, os passageiros do vagão desacoplado foram orientados a desembarcar e seguiram viagem em outro trem vazio enviado à estação.
A concessionária informou ainda que a restrição do tráfego na Linha 2 durou até às 17h30, quando o trem com defeito foi retirado da plataforma e que o tráfego de trens na Linha 2 foi restabelecido completamente, com trens circulando em todos os trechos, apesar de testemunhas relatarem que a reabertura da estação Triagem aconteceu somente por volta das 19h.
A Agetransp, agência reguladora dos transportes públicos, vai investigar o incidente desta sexta-feira. Segundo a agência, equipe técnica foi ao local averiguar o problema.
Na bilheteria da estação Triagem, os funcionários não davam informações aos passageiros sobre o problema ocorrido. Sem saber de nada, as pessoas entraram nos vagões, mas, ao verem que as portas não fechavam, saem e aguardam sentadas na estação. Os usuários reclamaram do forte calor, de superlotação e da lentidão dos trens em outros trechos.
Por e-mail, o leitor Elias Cohen conta que chegou na estação Central por volta das 16h45m para ir para Saens Peña. "O primeiro trem que passou demorou cerca de 6 minutos para chegar e iria para Pavuna. Depois de mais de 10 minutos parado na estação, resolveram mudar o itinerário. Ele iria para Saens Peña. Todos os passageiros desambarcaram e os que iriam para a Tijuca enbarcaram nele. O trem ficou mais uns 5 minutos parado quando seguiu viagem. Mas como se trata de um serviço de péssima qualidade, o trem foi para a linha 2 e a orientação era de pegar um trem retornando para a Central para embarcar em outro indo para Saens Peña. Houve confusão e xingamento com seguranças e o maquinista, porque foi ele que disse que o trem iria para a Tijuca",

Nenhum comentário: