Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 26 de março de 2012

SUPERFERIADO NO RIO - Prefeito quer esvaziar as ruas para conferência Rio+20. Comércio teme pelos prejuízos


Cidade poderá ter superferiado
Prefeito quer esvaziar as ruas para a passagem de comitivas de chefes de governo durante a conferência Rio+20, em junho

POR Felipe Freire


Rio - Um feriado prolongado entre os dias 20 e 22 de junho — quarta a sexta-feira — pode marcar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada no Rio durante 10 dias. Segundo o prefeito Eduardo Paes, a medida visa dar ‘mobilidade’ aos chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas que estarão na cidade. O evento começa no dia 13.

 Paes ainda não decidiu se decretará feriado ou ponto facultativo durante os três últimos dias da conferência. A Rio+20 marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) na cidade e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

COMÉRCIO TEME PREJUÍZOS
“Tive um encontro com a presidenta Dilma (Rousseff) e discutimos algumas questões e soluções. Serão 100 chefes de Estado no Rio e faremos da melhor forma para não atrapalhar a comitiva e a cidade”, enfatizou o prefeito, garantindo que a decisão não afetará a economia do Rio.

No entanto, a notícia não foi bem recebida por representantes do comércio. “Não precisa parar a cidade para realizar eventos. É lógico que o ponto facultativo é menos nocivo ao comércio, mas também atrapalha, porque muita gente viaja”, reclamou o presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL) e do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Aldo Gonçalves.

Com base em estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), os feriados nacionais e estaduais já previstos para este ano vão gerar perdas de até R$ 44,9 bilhões à indústria brasileira. No Rio, o custo dos feriados chega a R$ 5,04 bilhões.
Transcarioca: começa obra do segundo lote

Paes falou sobre o possível superferiado ontem, após fincar a primeira estaca da ponte estaiada que ligará o Fundão à Ilha do Governador, dando início às obras do segundo lote da Transcarioca, corredor expresso entre a Barra e o Aeroporto Internacional.

A Transcarioca, corredor expresso de BRT que será concluído em dezembro de 2013, deve beneficiar 400 mil passageiros por dia e reduzir à metade o tempo de viagens. Com 39km, serão 45 estações, três terminais, três mergulhões, 10 viadutos e nove pontes. Nesta segunda fase, o traçado terá 11km e duas pontes e seis viadutos.

“A Olimpíada vai transformar a cidade, mas você acha que os atletas vão usar BRT? Isso é obra para a cidade, do povo que sofre todo dia”, disse Paes, que enfatizou que o prazo para término da obra está apertado, mas não atrasado.

Fonte O Dia

Nenhum comentário: