Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 18 de março de 2012

VEREADORES DO RIO - Gasto mensal da Câmara Municipal poderia pagar salário de 8 mil professores

Votação na câmara de vereadores - 29/04/2008
Votação na câmara de vereadores - 29/04/2008
Foto: Cléber Júnior

Por Bruno Rohde
O ditado popular diz que tempo é dinheiro. No caso dos gastos envolvendo a Câmara de Vereadores do Rio, 30 dias representam muito dinheiro — mais precisamente, cerca de R$ 29 milhões. Esse é o valor médio mensal dos gastos na Casa, a julgar pelo orçamento da Câmara no ano passado.
Foi necessário, justamente, um mês para a primeira sessão do plenário conseguir quorum suficiente depois que parlamentares voltaram do recesso, no dia 15 de fevereiro. Durante o período sem votação, os gastos no Palácio Pedro Ernesto continuaram a ocorrer. Se o valor fosse usado para outros fins poderia ter impacto mais expressivo na vida dos cariocas.
Com o gasto mensal da Câmara, por exemplo, seria possível pagar o salário de 8.464 professores da rede municipal de ensino durante um mês. Isso representa 20% do quadro de educadores da capital.
Os R$ 29 milhões consumidos mensalmente pela Câmara Municipal seriam suficientes para fazer a pavimentação de 52 quilômetros de ruas, de acordo com a média de gastos da operação Asfalto Liso da prefeitura.
O vereador Carlos Eduardo (PSB) acredita que o orçamento reservado para a Casa está correto, mas concorda que alguns colegas não desempenham o trabalho esperado:
— Não diria que há um gigantismo, mas esse orçamento poderia estar sendo melhor utilizado. Quando a sociedade paga esse montante e não tem a percepção de que os vereadores estão produzindo boas leis nem fiscalizando, realmente dá uma sensação de frustração.
O vereador Paulo Pinheiro (PSOL) diz que a gestão dos recursos poderia ser melhor:
— Não é preciso mais dinheiro. É preciso melhorar a qualidade dos gastos — afirma o parlamentar, que abriu mão do aumento de 61% que os vereadores concederam a eles mesmos em 2011.
   

Nenhum comentário: