Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 20 de maio de 2012

BUEIROS NO RIO - Bueiro é armadilha nas vias


Desniveladas, tampas de galerias viram crateras no asfalto e nas calçadas do Rio

Rio - Mesmo quando não há vazamentos ou explosões, bueiros são armadilhas no caminho de pedestres e motoristas do Rio. Por falta de manutenção no asfalto, muitas galerias estão desniveladas em relação ao resto da rua, criando buracos. E por onde passou o Asfalto Liso’ — programa municipal de recapeamento das vias —, as novas camadas de pavimentação, sem nivelamento das tampas, formam verdadeiras crateras ao longo das pistas.
Foto: André Mourão / Agência O Dia

Os remendos e falhas obrigam os cariocas a redobrar a atenção e frear o passo e os veículos. Ao longo da Rua do Catete, na Zona Sul, por exemplo, equipe de O DIA flagrou diversos buracos e desníveis. “Catete e Glória estão largados. Não há recapeamento, só remendo”, reclama a aposentada Ivanir Prado, moradora de 66 anos.

Na Av. Nossa Senhora de Copacabana, que também foi beneficiada pelo programa, há caixa sem tampa no meio de uma curva. “Estraga amortecedores e causa riscos a todos. É mais um problema para o trânsito”, queixou-se o taxista Antônio Oliveira, 35.

Em ponto de ônibus na Av. Presidente Wilson, no Centro, motoristas fazem ‘malabarismos’ para escapar de um buraco em torno de bueiro. “Uma rua importante e central estar assim revela o descaso com a cidade do Rio”, pontuou Fernando Silva, 51.

No Twitter do DIA 24 Horas (twitter.com/odia24horas), é possível conferir em tempo real a situação do trânsito no Rio de Janeiro.

Promessa de programa é maior durabilidade

O programa Asfalto Liso realiza, há pouco mais de dois anos, a recomposição total do asfalto, para garantir maior durabilidade ao pavimento, reduzindo as ações de tapa-buraco. A Secretaria Municipal de Obras promete o recapeamento de mais 55 ruas e avenidas ainda este ano.

Ano passado, a operação já recuperou 108 vias: 30 na área do Centro, Grande Tijuca e Zona Sul; 38 na Zona Norte; 14 na Barra da Tijuca e Jacarepaguá; e 26 em outros bairros da Zona Oeste. Foram 490 quilômetros de ruas e avenidas recuperadas. Em 2010, foram recapeados 150 quilômetros de vias.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, o cronograma de obras do programa ‘Asfalto Liso’ deverá ser concluído em julho. Ao todo, já foram aplicados R$ 476,3 milhões em 869 quilômetros de recuperação de ruas da cidade.

Nenhum comentário: