Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 28 de junho de 2012

#COPA2014 - Sem Beira-Rio, FGF considera Olímpico opção mais viável ao Inter


Próxima partida da equipe no Sul será contra o Cruzeiro, no dia 7 de julho. Dirigente também cogita jogo com portões fechados na casa colorada

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre

Olímpico se torna alternativa ao Beira-Rio, segundo
FGF (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)

A interdição do Beira-Rio ecoa na Federação Gaúcha de Futebol. A CBF pressiona a entidade do Rio Grande do Sul por uma definição do local da partida entre Inter e Cruzeiro, no próximo dia 7 de julho. De acordo com o presidente da FGF, Francisco Novelletto, o prazo para a indicação à CBF vai até as 14h desta quinta-feira. Como plano B, a entidade considera o Olímpico, palco do maior rival colorado, a alternativa mais viável.

Em conversa informal com o diretor executivo de futebol do Grêmio, Paulo Pelaipe, Novelletto comentou a possibilidade e recebeu abertura para negociações. Além do Olímpico, o presidente sondou outras sedes, em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Passo Fundo, Erechim e Santana do Livramento. O regulamento do Brasileirão exige que o local seja divulgado dez dias antes da partida.

- A decisão é do Inter. Eu fiz essas consultas para ter uma carta na manga. O prazo é curto, amanhã (quinta) é o último dia para comunicarmos a CBF o local do jogo. Destas opções, o Olímpico é a mais viável - disse Novelletto, embora o Inter não trabalhe com essa hipótese.

O presidente da federação não teme represálias da torcida do Inter, como uma reação violenta e depredação do patrimônio do Grêmio. Acredita que o fã colorado tenha noção da repercussão negativa que tais atos renderiam ao clube.

- A responsabilidade de algum dano seria do Inter - pondera. - (Emprestar o estádio) Seria um ato de grandeza do Grêmio. E o torcedor não é bandido, vai compreender.

Embora veja no Olímpico a melhor opção, Novelletto reconhece o pouco tempo hábil para efetuar o "empréstimo". Assim, crê que a tendência aponte para Inter x Cruzeiro no Beira-Rio, mas com portões fechados. Antes do Cruzeiro, o time de Dorival Júnior pega o Bahia em Salvador, domingo, às 17h.

Entenda o caso


A dúvida em relação ao local dos próximos jogos do Inter começou quando a Justiça acatou o pedido do Ministério Público de interditar o Beira-Rio alegando problemas nas obras de modernização. O Inter prometeu recorrer e encaminhou ao MP um novo laudo da construção. Também sugeriu utilizar apenas o anel superior, em que não há obras, na partida do dia 7 de julho, e isolar a parte inferior. 

O órgão espera esse novo laudo colorado para saber se ocorreram modificações no panorama atual do Beira-Rio. Entretanto, entende que a situação é crítica e só tende a piorar com o decorrer das obras. O presidente do Inter, Giovanni Luigi, garante que o documento foi repassado ao MP ao final da tarde desta quarta-feira.

De acordo com a promotoria, não são apenas os detritos que causam transtorno. Por conta das reformas, as instalações também levam perigo à vida das pessoas. E, conforme o órgão, a liberação do estádio só será concedida com a certeza de os torcedores terão segurança ao acompanhar os jogos.

Obras deixam estádio sem condições do jogo, segundo a Justiça (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)

Nenhum comentário: