Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 28 de junho de 2012

TIJUCANDO - Imóveis entregues ao abandono na Grande Tijuca


Terrenos em mau estado de conservação preocupam porque abrigam mosquitos e outros animais

O GLOBO

TERRENO ABANDONADO na Rua Pereira Nunes, numerO 160 preocupa moradores
GUILHERME LEPORACE


Moradores da Tijuca e arredores reclamam com razão de casas abandonadas na região, já que o problema é comum. Desta vez, dois imóveis estão no alvo: uma residência na Rua Pereira Nunes, entre os números 160 e 170; e um terreno nos fundos da Divisão de Transportes da Polícia Civil, na Rua João Francisco, na Praça da Bandeira.

O imóvel na Rua Pereira Nunes fica escondido por trás de um muro. Porém, olhando de cima é possível ver o mau estado da casa. Com o muro caindo e a vegetação tomando conta do espaço, ele é motivo de preocupação para os vizinhos

— Além de abrigar possíveis criadouros de mosquito da dengue, outros bichos podem se esconder no espaço. A fachada está parcialmente destruída, podendo o restante cair nos pedestres e até em carros parados no local — afirma João Paulo Silva, morador do bairro.

Por meio da assessoria de imprensa, a Comlurb informa que o imóvel é de propriedade particular, e a responsabilidade pela limpeza do local é do dono, não cabendo à companhia atuar.

A Coordenação de Vigilância Ambiental, responsável pelo combate à dengue, por meio da assessoria da Secretaria Municipal da Saúde, afirma que encaminhará uma equipe ao local. O órgão esclarece, que caso não seja possível realizar a vistoria, o setor tentará localizar o proprietário para agendar uma visita. E se, ainda assim, a inspeção não puder ser feita, o imóvel será notificado, ficando o local sujeito à entrada compulsória dos agentes de saúde, depois de três notificações ao dono e de publicação em diário oficial.

Descaso na Praça da Bandeira

A parte dos fundos da Divisão de Transportes da Polícia Civil, na Rua João Francisco, na Praça da Bandeira, próximo à 18a DP (Praça da Bandeira), está em péssimas condições. Há dois anos, parte do muro caiu, e nenhuma providência foi tomada: Esse muro veio abaixo em cima do carro de um morador. Ele processou o estado pedindo indenização e, até agora, nada. A qualquer momento, a parede pode cair. Ninguém cuida disso — diz o morador José Carlos Moura. O lugar também serve como foco de dengue, criadouro de ratos, depósito de entulho e abrigo para mendigos. À noite isso aqui é muito perigoso. Os mendigos dormem ali, usam drogas e fazem até sexo — afirma um morador, que não quis se identificar. Segundo o engenheiro da Polícia Civil Wellington Filho, existe um projeto para a reforma do terreno, que prevê a demolição do galpão e a recuperação do muro, além de remoção do entulho.


Nenhum comentário: