Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 30 de junho de 2012

SISU - Sindicato diz que matrícula de aprovados no Sisu está SUSPENSA


Já o Ministério da Educação afirma que problemas estão restritos a cinco universidades


RIO - Os estudantes aprovados em 48 instituições federais de ensino superior que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem encontrar problemas para fazer a matrícula, que estava marcada para começar nesta sexta-feira (29). O processo foi suspenso por decisão do comando de greve da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra). A entidade representa os servidores das universidades e institutos federais, que estão em greve desde o dia 11 deste mês.

VEJA TAMBÉM

Já o Ministério da Educação informou que os problemas estão restritos a apenas cinco instituições: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em alguns campi da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) quanto a Universidade Federal Fluminense (UFF) estão realizando os procedimentos sem problemas. Na UFRJ, a pré-matrícula é realizada pela internet, e apesar da ameaça do sindicato dos técnicos-administrativos de desligar os servidores da instituição, os estudantes estão conseguindo fazê-la. Na UFF, o procedimento precisa ser feito presencialmente, mas também não há problemas, de acordo com a assessoria de imprensa da universidade.

De acordo com a coordenadora-geral da entidade, Janine Teixeira, os técnicos administrativos de todas as universidades federais e institutos federais de educação profissional aderiram à paralisação. Por isso, a matrícula deverá ser suspensa nessas instituições – são 48 entre as 56 que participaram desta edição do Sisu. As outras são insituições estaduais.

Os alunos aprovados no Sisu do segundo semestre têm até o dia 9 de julho para se inscrever na instituição para a qual foram selecionados. O resultado da segunda chamada será divulgado em 13 de julho, com matrículas nos dias 17 e 18 de julho. Quem não for aprovado nas duas primeiras chamadas deve declarar interesse na lista de espera, que ficará disponível entre 13 e 19 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada pelas instituições a partir do dia 24 de julho.

De acordo com a Fasubra, desde 2007 foram realizadas 52 reuniões com o governo e não houve nenhuma proposta sobre o plano de carreira e a categoria tem hoje o menor piso do funcionalismo público federal. No ano passado, o sindicato fez outra longa greve, mas os serviços essenciais, como matrículas, não foram afetados.



Nenhum comentário: