Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 26 de junho de 2012

BRT NO RIO - Passageiros reclamam da lotação nos ônibus do BRT


Esta terça (26) foi o segundo dia de funcionamento com o período de 24h.
Passageiros também não respeitam o corredor exclusivo do BRT.

Do G1 RJ


Esta terça-feira (26) foi o segundo dia que o BRT começou a operar 24 horas por dia. Conforme o RJTV mostrou, os passageiros que utilizaram o sistema durante esses dois dias reclamaram da lotação dos ônibus e da desorganização.

No período das 18h e 19h desta terça-feira, havia uma grande aglomeração de pessoas no terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cada vez que um ônibus chegava, havia uma confusão para entrar, com algumas pessoas se acotovelando.

Os passageiros reclamaram da lotação dos ônibus e da demora no deslocamento. “Está demorando mais a nossa viagem. Os ônibus estão superlotados”, disse um dos passageiros.

O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou que os operadores precisam respeitar os horários dos ônibus e que isto está sendo fiscalizado. "Quando não respeitados esses intervalos, se forma mais gente nas plataformas, o que pode acabar ocasionando tumultos. Os ônibus precisam sair de cinco em cinco minutos".

Espera de mais de 20 minutos
Nesta segundo-feira (25), primeiro dia útil em que a linha paradora funcionou em tempo integral, a plataforma do terminal Alvorada ficou lotado e muitas pessoas reclamaram que a espera era de mais de 20 minutos. A reportagem do RJTV também verificou que a venda dos bilhetes foi suspensa. A informação era de que eles acabaram. A bilheteria ficou fechada e havia filas.

Segundo o Centro de Controle Operacional, foi preciso esperar de 10 a 15 minutos até que novos cartões chegassem, porque o número de passageiros foi acima do esperado.

Sufoco
Na tarde desta terça-feira, o movimento já era grande. Por não ter uma fila, a entrada nos ônibus acabava sendo tumultuada. Algumas pessoas acabavam desistindo. "Vou esperar o próximo (ônibus), para tentar ir sentada. Sempre esse sufoco. De manhã em Santa Cruz é a mesma coisa", reclamou uma das passageiras.

Sobre o problema das filas, o secretário declarou: "A gente está observando o movimento dos passageiros porque isso aqui ainda é uma novidade. Como não são ônibus comuns, é um outro tipo de transporte. Então, a gente precisa saber para organizar melhor as pessoas.

Alexandre Jabour, morador de Pedra de Guaratiba, começou a utilizar o BRT na segunda. "Desde ontem começou a ficar essa superlotação. Eu viajei na porta. Teve gente que não conseguiu entrar porque não cabia mais gente". Alexandre já inventou um outro apelido para o BRT, "BRTrem". "Estão lotados como os trens do subúrbio. Tá ficando feia a coisa”, explicou.

Imprudência dos pedestres
A reportagem flagrou também algumas imprudências das pessoas, que se arriscam para cruzar as pistas das vias das linhas expressas, há poucos metros da faixa de pedestres. Uma mulher se equilibrava na mureta que divide a faixa do BRT e a dos carros. Em alguns trechos a mesma pista era invadida por ciclistas. 

Nenhum comentário: