Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 26 de junho de 2012

#RIOmenos20 Plano de segurança custou R$ 96 milhões


Defesa afirma que esquema foi um teste para próximos grandes eventos no país


BRASÍLIA – Balanço divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Defesa, apontou que o plano de segurança que foi executado durante a Rio+20 contou com 24.833 agentes de segurança militares e civis, 1.698 veículos, além de 33 navios e embarcações, 27 helicópteros, oito aeronaves e um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant). De acordo com o levantamento, foram investidos R$ 96,160 milhões no esquema de segurança.

Na avaliação do ministro da Defesa, Celso Amorim, o esquema de segurança adotado na Rio+20 foi bem-sucedido.

- Percebi as pessoas se sentindo seguras, mas, ao mesmo tempo, sem se sentir excessivamente restringidas. Acho que é assim que deve ser - disse o ministro.

Para o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, esse esquema de segurança foi um teste para os próximos grandes eventos que serão sediado no país, como a Copa do Mundo e a das Confederações, e outros eventos menores, como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Enquanto na Rio+20 o plano levou em consideração a quantidade de autoridades de outros países, a JMJ vai estar voltada à proteção de 3 milhões de católicos que irão ao Rio para o encontro com o papa Bento 16, avalia o Ministério da Defesa.

- Com a Rio+20, ganhamos experiência para os próximos grandes eventos - disse De Nardi. - Já na Copa das Confederações e na Copa do Mundo Fifa 2014, teremos maior atenção na segurança pública nos estádios e nas proximidades do a integração entre as forças envolvidas no esquema de segurança foi fundamental para o bom desempenho das ações na conferência – completou.

Durante o período da conferência, as tropas atuaram na extensão de 50 quilômetros – desde a Base Aérea do Galeão e do Aeroporto Internacional Tom Jobim até o Riocentro,de acordo com o balanço da Defesa. Estiveram no Rio para a conferência 93 chefes de Estado e de governo, de 209 delegações.

Ainda de acordo com o levantamento, o plano teve a participação de 470 batedores que formaram 52 equipes especializadas. O tráfego aéreo de monitoramento das comitivas contou com a proteção de 27 helicópteros nos cerca de 50 quilômetros da orla carioca.

Dos 24.833 militares e civis que estiveram envolvidos na segurança da conferência, 3,2 mil foram da Marinha, 7,4 mil do Exército e 5,170 mil da Força Aérea. Os outros 8,972 mil são integrantes de órgãos de segurança pública federais, estadual e municipal.

Nenhum comentário: