Lei oficializa Feirart como bem de natureza imaterial
ANGELO ANTÔNIO DUARTE/2-4-2011
Agora é oficial. Uma tradição na Praça Saens Peña, a Feirarte foi tombada como bem de natureza imaterial da cidade, facilitando a sua permanência no espaço. Semana passada, o veto do prefeito Eduardo Paes ao projeto, do vereador Reimont (PT), foi derrubado por 30 votos a 1, na Câmara Municipal. O projeto vai virar lei nos próximos dias.
A feirinha de artesanato da praça Saens Peña funciona na Tijuca há mais de 30 anos. Atualmente, 160 artesãos expõem os trabalhos no coração do bairro.
—Tijucanos e visitantes sabem que ali se encontram diversos produtos com qualidade e bom preço. Essa é uma vitória dos moradores — comemora o coordenador da Feirarte, Antônio Machado, também expositor.
Reimont, autor do projeto de lei nº 1.089/2011, diz que a feira ganha prestígio:
— Com o tombamento, além da garantia de sua permanência definitiva no espaço público, a feira conquistou o reconhecimento de sua relevância sociocultural para a cidade — afirma o parlamentar.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial da Tijuca (Acit), Jaime Miranda, a Feirart tem que melhorar para atender melhor o consumidor.
— É uma importante conquista, mas a feira precisa de ajuda para ser reorganizada. As barracas estão desbotadas e deveriam ser padronizadas — alerta o presidente da Acit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário