Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 17 de maio de 2012

TIJUCANDO - Vereadores derrubaram VETO de Eduardo Paes e Feirinha da Saens Pena foi tombada


Lei oficializa Feirart como bem de natureza imaterial

O GLOBO

PEÇAS DE artesanato e artigos para presente à venda na feira
ANGELO ANTÔNIO DUARTE/2-4-2011

Agora é oficial. Uma tradição na Praça Saens Peña, a Feirarte foi tombada como bem de natureza imaterial da cidade, facilitando a sua permanência no espaço. Semana passada, o veto do prefeito Eduardo Paes ao projeto, do vereador Reimont (PT), foi derrubado por 30 votos a 1, na Câmara Municipal. O projeto vai virar lei nos próximos dias.

A feirinha de artesanato da praça Saens Peña funciona na Tijuca há mais de 30 anos. Atualmente, 160 artesãos expõem os trabalhos no coração do bairro.

—Tijucanos e visitantes sabem que ali se encontram diversos produtos com qualidade e bom preço. Essa é uma vitória dos moradores — comemora o coordenador da Feirarte, Antônio Machado, também expositor.

Reimont, autor do projeto de lei nº 1.089/2011, diz que a feira ganha prestígio:

— Com o tombamento, além da garantia de sua permanência definitiva no espaço público, a feira conquistou o reconhecimento de sua relevância sociocultural para a cidade — afirma o parlamentar.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial da Tijuca (Acit), Jaime Miranda, a Feirart tem que melhorar para atender melhor o consumidor.

— É uma importante conquista, mas a feira precisa de ajuda para ser reorganizada. As barracas estão desbotadas e deveriam ser padronizadas — alerta o presidente da Acit.

Nenhum comentário: