Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 16 de maio de 2012

PETROBRÁS II - Rentabilidade da Petrobras cai a um dígito e é a menor desde 1999


Do UOL, em São Paulo

VEJA TAMBEM 

A rentabilidade da Petrobras (PETR3 e PETR4) caiu ao menor nível desde dezembro de 1999. No primeiro trimestre deste ano, ficou em 9,7%. Esta é a primeira vez em mais de 12 anos em que o indicador ficou na casa de um dígito.

A última vez ocorreu em dezembro de 1999, quando foi de 8,9%. Nos últimos 12 anos, o auge foi registrado em 2000, com 46,8%. No quarto trimestre de 2011, estava em 10,5%. Os dados são da consultoria Economatica.

A rentabilidade é o resultado da divisão do lucro de uma empresa pelo valor de seu patrimônio líquido. O patrimônio líquido representa os bens e os direitos que uma companhia possui (equipamentos, imóveis e dinheiro, por exemplo).

O indicador é chamado de ROE (return on equity, em inglês, ou rentabilidade sobre o patrimônio líquido).

A Petrobras divulgou nesta terça-feira que teve lucro líquido de R$ 9,21 bilhões no primeiro trimestre deste ano, uma queda de 16% na comparação com o mesmo período de 2011.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia no período somou R$ 16,52 bilhões, uma alta de 4% ante igual período do ano passado.

(Com informações da Reuters)

Nenhum comentário: