Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 18 de maio de 2012

PIMENTEL I - Pimentel foi até Roma em avião fretado por empresário


João Dória Júnior pagou aeronave para levar ministro a seminário


Pimentel: Comissão de Ética deve pedir mais explicações a ministro
O GLOBO / AILTON DE FREITAS

BRASÍLIA e SÃO PAULO - A Comissão de Ética Pública da Presidência deverá analisar, na próxima reunião, mais uma denúncia contra o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. Desta vez, a acusação envolve o uso de avião fretado pelo empresário João Dória Júnior, em outubro do ano passado, numa viagem entre a Bulgária, onde Pimentel integrava a comitiva da presidente Dilma Rousseff, e a Itália, quando se reuniu com empresários brasileiros e italianos, segundo informações do site Terra Magazine. O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), anunciou nesta quinta-feira que entrará ainda nesta sexta-feira com uma representação contra o ministro, na Comissão de Ética.

VEJA TAMBÉM

No fim da tarde desta quinta-feira, o empresário informou ao GLOBO ter fretado um avião para que o ministro participasse do evento promovido por ele com empresários brasileiros e italianos. Mais cedo, João Dória havia negado ao portal Terra ter realizado o fretamento, informando que “governantes não viajam com despesas pagas pelo evento, cada um assume sua própria despesa”. A assessoria atribuiu a mudança de posição do empresário ao fato dele não ter se informado com a equipe de produção do evento sobre a forma de transporte de Pimentel. Disse também que não informaria o valor pago pelo frete e que João Dória estava em reunião, por isso não daria entrevista sobre o assunto.

O Código de Conduta da Alta Administração Federal, ao qual todos os ministros estão submetidos, proíbe que as autoridades do governo federal recebam salários, transporte, hospedagem ou qualquer favor do setor privado, para evitar situações que possam gerar dúvidas sobre sua probidade e honorabilidade. A assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) disse que a resposta de Pimentel era a dada ao Terra Magazine, que publicou a denúncia.

— Saí da comitiva da presidente e fui mesmo para Roma, mas não fui em avião oficial porque o compromisso não fazia parte da agenda da presidente. Não tinha como ir de avião oficial. Ele (João Dória Júnior) mandou um avião e eu usei a aeronave que ele colocou para mim naquele momento — disse Pimentel.
z regionais da entidade. As palestras nunca ocorreram.

Nenhum comentário: