Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 1 de maio de 2012

#RIOmais20 - Saiba quem são os patrocinadores



Vale, Braskem, Oi e Natura estão entre as empresas que vão pagar de 8 a 20 milhões de reais para ter a marca associada à conferência mundial da ONU

Pavilhão do estado do Rio (Divulgação)

Numa conferência que tenta mudar os rumos da economia e a forma como o setor privado obtém seus lucros, as empresas também ajudam a pagar a conta. Os materiais promocionais da Rio+20, aos quais VEJA teve acesso com exclusividade, já difundem as marcas dos patrocinadores oficiais do evento, que tem início em 13 de junho. O patrocínio oficial é creditado aos governos federal, do Estado do Rio de Janeiro e do Município do Rio. Na categoria “platina” estão o Sebrae e a Vale, empresa que já é alvo anunciado de ativistas da sociedade civil por causa do prêmio internacional Public Eye, concedido às piores companhias do mundo. Na categoria de patrocinadores “diamante” estão os Correios e a Oi. Na categoria “ouro” aparecem o Banco do Nordeste, BNDES, Braskem, FINEP, INVEPAR e Natura. 

Fontes do setor privado ouvidas pelo site de VEJA indicam que as cotas de patrocínio variaram de 20 milhões de reais, para a categoria “platina” a 8 milhões (ouro) por anunciante. O orçamento do evento divulgado oficialmente pelo governo brasileiro está em torno de R$ 496 milhões.

Em conferencias do gênero, cabe ao país anfitrião arcar com todos os custos de logística e infraestrutura. A ONU oferece apoio na governança (através de um secretariado), na organização dos eventos preparatórios (que ocorrem nos dois anos que antecedem a conferência mundial), na compilação de documentos de suporte e na oferta de uma equipe de cerca de 400 funcionários para trabalhar no espaço do segmento de alto nível – que, na Rio+20, será no Centro de Convenções do Riocentro. As despesas do staff da ONU também são pagas pelo país anfitrião.



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