Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 2 de maio de 2012

CPI DO CACHOEIRA - Começa hoje em Brasília a primeira CPI do governo Dilma


VEJA

Por trás das investigações dos tentáculos do contraventor Carlinhos Cachoeira está o embate entre governo e oposição
Carlinhos Cachoeira: pivô da CPI e no meio do embate entre governo e oposição (Celso Júnior/AE)

Começa nesta quarta-feira em Brasília a primeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do governo Dilma Rousseff. A primeira reunião de trabalho da CPI está marcada para ter início às 14 horas. Por trás da apuração dos tentáculos do contraventor Carlinhos Cachoeira e seu envolvimento com políticos proeminentes e agentes públicos está o embate entre governo e oposição – ambos com integrantes, de alguma maneira, sob suspeita de envolvimento com o bicheiro.

A quadrilha de Cachoeira foi desbaratada pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal (PF). Enquanto o governo quer ouvir o senador goiano Demóstenes Torres (sem partido), a oposição espera convocar os governadores do Rio de Janeiro e Distrito Federal, Sérgio Cabral (PMDB) e Agnelo Queiroz (PT). 


O PT também articula para envolver o máximo de nomes oposicionistas possível. Para isso, defende a convocação do governador de Goiás, o tucano Marconi Perilo, sob o argumento de que as gravações feitas pela PF revelaram as ligações dele com Cachoeira.

Além das figuras políticas, o protagonismo da CPI vai ser dividido entre o bicheiro Carlos Cachoeira e dois ex-dirigentes da empreiteira Delta: Fernando Cavendish, ex-presidente, e Cláudio Abreu, ex-diretor na região Centro-Oeste, epicentro das ações da quadrilha.

Inquérito – Nesta quarta-feira, o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), vai receber a cópia do inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar as relações de Cachoeira. Composto por 40 volumes, o inquérito será entregue em cópias em papel e CDs.

A liberação da documentação para a CPI foi concedida na última sexta-feira pelo ministro Ricardo Lewandowski, relator do inquérito que tramita na Supremo para investigar as relações de Demóstenes Torres com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Conselho de Ética – Além da CPI, o Conselho de Ética do Senado investiga se houve quebra de decoro parlamentar por parte de Demóstenes Torres na relação com o contraventor. Já a Comissão de Sindicância da Câmara dos Deputados irá ouvir dois deputados, Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e Sandes Júnior (PP-GO), para apurar possíveis irregularidades nas relações deles com Cachoeira.

A presidente Dilma Rousseff tem ressaltado que a CPI é um assunto do Legislativo. Dificilmente, no entanto, o tema ficará de fora da reunião do Conselho Político do governo, a segunda deste ano, que ocorre nesta quarta, no Palácio do Planalto.

Nenhum comentário: