Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 5 de maio de 2012

CONCURSO DA CEF - Justiça arquiva inquérito sobre suposta fraude



Caixas com materiais das provas foram encontradas no Distrito Federal.
Seleção teve mais de 1 milhão de candidatos.

Do G1, em São Paulo

VEJA TAMBEM

O inquérito que apurou uma suspeita de fraude no concurso da Caixa Econômica Federal para o cargo de técnico bancário novo foi arquivado pela Justiça. Segundo a nota da Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso, divulgada na tarde desta sexta-feira (4), "a juíza da 12ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal determinou o arquivamento do inquérito que apurou o episódio referente ao concurso da Caixa, para o cargo de Técnico Bancário Novo, realizado no dia 22/04/2012".

Policiais do Distrito Federal encontraram, no dia 24 de abril, três caixas com materiais utilizados na aplicação da prova do concurso da Caixa. Em uma das caixas estavam provas soltas, em outra provas em envelopes plásticos, e na terceira envelopes lacrados. Na parte de fora das caixa estava impresso o nome da Fundação da Cesgranrio. Segundo a assesoria da instituição, o material foi descartado erroneamente por um funcionário da Faculdade Unieuro de Águas Claras, um dos locais em que a prova foi aplicada.

De acordo com a nota de esclarecimento, a juíza não encontrou "indícios de materialidade de ilícito criminal" e determinou o arquivamento dos autos.

Leia a íntegra da nota de esclarecimento:

A Fundação Cesgranrio informa que a juíza da 12ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal determinou o arquivamento do inquérito que apurou o episódio referente ao concurso da CAIXA, para o cargo de Técnico Bancário Novo, realizado no dia 22/04/2012.

Em sua decisão, no dia 3 de maio, a juíza determinou: “Em face da ausência de indícios de materialidade de ilícito criminal, acolho a promoção ministerial, a qual adoto como razões de decidir, e determino o arquivamento dos autos...”

A seguir, os despachos das autoridades pelas quais o inquérito tramitou:
• Conclusão do Memorando do Delegado Federal responsável pelas investigações: “Vale colocar em relevo que não há sequer um dado adicional que indique a possibilidade de fraude.”


• Conclusão do Parecer da Corregedora da Polícia Federal: “Pelo exposto, entendo que as investigações foram bem conduzidas pela autoridade policial que as presidiu e opino pelo acatamento da sugestão do DPF responsável no sentido de se providenciar o arquivamento do presente expediente em razão da inexistência de indícios de fraude.”

• Conclusão da Promoção de Arquivamento do Ministério Público Federal no Distrito Federal: “De fato, não há indícios de fraude, pois o material jogado fora, pelo que se tem notícia, não foi disponibilizado a ninguém antes da prova.”


Dessa forma, a Fundação Cesgranrio informa que o referido Inquérito encontra-se devidamente arquivado, restando absolutamente comprovado que não houve falha na aplicação do Concurso da CAIXA.


A Fundação Cesgranrio reitera que o cronograma do concurso continuará sendo cumprido.

Inscritos
O concurso teve 1.086.513 candidatos. O número parcial, divulgado inicialmente pela Caixa, era de 1.086.514. Somente no estado de São Paulo são 181.799 inscritos (contando os candidatos da área de tecnologia da informação). Em seguida aparecem Minas Gerais com 107.198 candidatos, Paraná com 82.861, Rio de Janeiro com 78.789, Bahia com 71.652 e Rio Grande do Sul com 67.345.

Ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nos concursos públicos 2010 para o cargo de técnico bancário novo até o término de suas vigências, ou seja, 13 de junho de 2012, para RJ e SP, e 28 de junho de 2012, para os demais estados, ou até o esgotamento do cadastro de reserva no polo/macropolo de opção, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

O concurso público terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, a critério da Caixa, uma única vez, por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final, prevista para 19 de junho.

Nenhum comentário: