Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 9 de maio de 2012

#RIOmais20 - Delegações já desistem da Rio+20 por alto custo de hotéis brasileiros


Deputados do Parlamento Europeu cancelaram viagem, afirma secretário.
Segundo Minc, hospedagem no Rio é mais cara que nas capitais europeias.

Da Agência Estado

VEJA TAMBEM 

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, confirmou nesta terça-feira (8) a posição de deputados do Parlamento Europeu que decidiram cancelar a viagem de uma delegação oficial para a Rio+20 por causa do alto custo da hospedagem no Rio de Janeiro, segundo informações da agência EFE.

Ex-ministro do Meio Ambiente e atual coordenador das atividades relacionadas à conferência da ONU no Governo do Rio, Minc disse que a decisão dos deputados europeus é "justificável" e que "não faz sentido o Rio estar mais caro do que capitais europeias, onde a mão de obra é muito mais cara".

"Eu concordo e acho que esse gesto dos deputados do Parlamento Europeu deveria servir para fazer com o setor hoteleiro o que a presidente Dilma (Rousseff) fez com o setor bancário em relação aos juros. São outros mecanismos, é claro, mas precisa dar uma sacudida", defendeu o secretário.

Minc disse que fez muitas amizades na Europa no período de quase dois anos em que ocupou o cargo de ministro e que já recebeu várias queixas de pessoas "horrorizadas" com os preços cobrados na cidade.

Preços abusivos
Em março, o Ministério da Justiça anunciou que havia iniciado uma investigação para apurar denúncias de que hotéis do Rio estariam cobrando preços considerados abusivos em reservas para o período da Rio+20, em junho.

O economista Sérgio Besserman, que coordena o Grupo de Trabalho da prefeitura para a Rio+20, disse que comentaria a notícia não pelo município, mas como cidadão carioca. "Há um entrave (na questão dos hotéis), mas nem tanto. Se (os deputados) precisavam de um pretexto para fugir da raia na Rio+20, seria preferível arranjar um melhor".

A Associação Brasileira de Hotéis (ABIH) do Rio informou, por meio de nota, que "não há informações que confirmem a desistência de uma delegação europeia em participar da Rio+20 em função do preço das diárias dos hotéis". "Até o momento, nada foi informado nesse sentido".

De acordo com a entidade, a hotelaria carioca "vem se reunindo regularmente com os ministérios do Turismo e das Relações Exteriores para viabilizar a melhor receptividade a todas as demandas de hospedagem de delegações internacionais e representantes da ONU".

O secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, foi procurado mas ele não foi localizado. De acordo com a assessoria de imprensa do secretário, ele havia recebido a notícia da EFE, mas estava em uma reunião e não poderia dar entrevista.

Nenhum comentário: