Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 12 de maio de 2012

CPI DO CACHOEIRA - Ministros do STF foram citados em grampo da PF


Três ministros da Corte aparecem em gravações de escutas do grupo de Cachoeira


BRASÍLIA – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, disse nesta sexta-feira que os ministros da Corte não temem o desenrolar dos fatos envolvendo o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, suspeito de chefiar um esquema de jogos ilegais. Na quinta-feira, após depoimento do delegado da Polícia Federal Matheus Mella Rodrigues, foi divulgada uma lista com 82 nomes, que teriam sido mencionados durante as ligações entre membros do grupo de Cachoeira. E três ministros da Corte foram citados: Gilmar Mendes, Antonio Dias Toffoli e Luiz Fux.

VEJA TAMBÉM

- Eu acho que nenhum ministro do STF teme absolutamente nada, mas aguardemos os fatos - disse Britto, na tarde de hoje, pouco antes de palestrar em um evento sobre gestão pública. Além de ministros do STF, a lista também tem nomes de políticos, empresários e jornalistas.

O suposto envolvimento de ministros do STF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nos fatos ligados a Cachoeira foi negado na semana passada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Por meio de nota, ele afirmou que “matérias que afirmam o contrário são mentirosas e irresponsáveis, servindo apenas para tumultuar investigações de fatos extremamente graves que a sociedade brasileira deseja ver cabalmente apurados”.

Britto preferiu não comentar se a tentativa de convocar o procurador-geral para depor na CPI é legal porque, segundo ele, o assunto “tem um potencial de judicialização”. Perguntado se o STF deve dar a palavra final sobre a controvérsia, o presidente disse que não pode dizer que é provável, mas que o assunto "tem potencial para ir (ao Supremo)”, e por isso não comentaria.

Parlamentares insatisfeitos com o desempenho do procurador-geral no caso Cachoeira querem convocá-lo para explicar porque não acionou o STF em 2009, quando recebeu dados da Operação Vegas, da Polícia Federal. Ela antecedeu a Operação Monte Carlo nas apurações sobre Cachoeira e já trazia informações sobre o envolvimento do contraventor com parlamentares.

Gurgel alega que, na época, não tinha elementos suficientes para incriminar os envolvidos. O procurador também disse que não pode participar da CPI porque isso impediria seu trabalho nas investigações, já que iria depor na condição de testemunha.

Nenhum comentário: