Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Rita Fernandes: 'O Carnaval de rua ficou bem melhor'



Fernando Molica - O Dia


Rio - Presidente da Sebastiana — entidade que reúne 12 dos principais blocos do Rio —, a jornalista Rita Fernandes aprovou o esquema montado em conjunto com a prefeitura para os desfiles deste ano. Segundo ela, o aumento no número de banheiros públicos, o controle do trânsito e a organização dos camelôs permitiram que os blocos se apresentassem com mais tranquilidade nos dois últimos fins de semana. “Ficou muito melhor para brincar”, comemora. Ela fala de planos como o de criação de um centro de memória do carnaval de rua.
— Qual é a sua avaliação desses primeiros desfiles?
— Melhorou muito em relação aos anos anteriores. A atuação da prefeitura foi fundamental para a organização dos desfiles. As ruas estão mais livres e limpas, graças aos banheiros e ao convênio que fizemos com a Federação das Cooperativas de Catadores e com a Comlurb. Todo o lixo é recolhido logo depois da passagem dos blocos. A parceria com a TV Globo (que patrocinou 11 blocos) injetou recursos e também permitiu que desfilássemos sem exibir marcas de empresas.
— Volta e meia se fala no risco de profissionalização dos blocos, como na Bahia. Isso pode ocorrer?
— É possível que surjam pessoas com interesse comercial no carnaval de rua, mas nossa realidade é bem diferente. Nosso carnaval é aberto, democrático, não vejo como adotar cordas para separar foliões.
— Como está a proposta de criação de um centro de memória do carnaval de rua?
— O projeto será acelerado depois do Carnaval. Queremos um espaço para reunir a história dos blocos e criar um centro de capacitação para jovens, com vários cursos e oficinas.

Nenhum comentário: