Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Espaço Oscar Niemeyer - Auditório Ibirapuera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Auditório Ibirapuera no Parque do Ibirapuera
 
O Auditório Ibirapuera é um edifício concebido por Oscar Niemeyer para a apresentações de espetáculos musicais, situado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Índice

Histórico

A construção do auditório foi alvo de intensa polêmica, que não se esgotou com sua inauguração, em outubro de 2005, pois, em virtude de o conjunto arquitetônico do parque ser tombado, o acréscimo de novas construções ao conjunto sofreu críticas e embargos judiciais, até ser permitido o início da obra em 2002.

Concepção arquitetônica

Interior do Auditório Ibirapuera
 
O prédio possui simplicidade volumétrica singular, sendo composto de um bloco único, que em planta tem a forma de um trapézio e, em corte, a forma de um triângulo e, assim como os demais prédios do parque, e grande parte da obra do arquiteto, o auditório é inteiramente branco, composto de concreto armado e pintura impermeabilizante na cor branca.
O bloco único contrapõe-se à arquitetura usual de salas para concertos com o chamado ´palco italiano´, exemplificado pela Ópera de Paris, e pelos Theatros Municipais de São Paulo e Rio. As caracteristicas destes espaços se manifesta em edificios com tres volumes principais: o foyer ou entrada, seguido pela platéia e seus acessos, culminando com a caixa cenica e seu urdimento altissimo criando uma "corcova" tipica dos edificios de Óperas. No Auditório Ibirapuera o arquiteto passou um traço unindo os tres volume, criando um sólido em forma de cunha.
Destaque para a impressionante perspectiva, que cria um edificio pequeno e não intrusivo ao ser visto de frente, com a ilusão de ótica reduzindo o tamanho da parte alta do prédio exatamente ao mesmo tamanho do encontro da rampa com a grama, duas vezes menor no trapézio em planta. Isto gera uma sensação de "criação de espaço" ao se entrar na platéia, que não cabe na percepção do prédio que temos, iludida.

A Labareda, elemento de destaque arquitetônico sobre a entrada principal do auditório
 
O conjunto formado pelo auditório juntamente com a Oca, que é uma semi-esfera, composto de dois edifícios de volumes puros e brancos, é considerado por Niemeyer, o mais importante do projeto, do ponto de vista arquitetônico. A articulação do conjunto seria feita por uma grande praça cívica e uma marquise com passarela, que não foram realizadas.
Uma marquise, executada em metal pintado de vermelho, cobre o acesso principal e devido à sua forma e cor dá identidade ao prédio, caracterizando-o e o diferenciando dos demais. Por este motivo, o elemento foi transformado em logomarca do auditório e batizado oficialmente de “Labareda”.

Organização interna

-No nível térreo:
  • foyer
  • conjunto palco/platéia
-No subsolo:
  • bar,
  • administração,
  • escola de música e
  • camarins.
O auditório possui uma porta traseira de 18 m de largura que, aberta, permite a pessoas situadas no lado de fora, no gramado do Parque chamado de Platéia Externa do Auditório, acompanhem o que está a ser apresentado no palco.

Ficha técnica

Auditório Ibirapuera à noite
  • Início do projeto: 2002
  • Conclusão da obra: 2005
  • Área construída: 7.000 m²
  • Projetos, cerenciamento e construção:
    • Arquitetura
Oscar Niemeyer (autor)
Hélio Pasta e Hélio Penteado (colaboradores)
  • Obras de arte: Tomie Ohtake e Luís Antônio, Vallandro Keating

Ligações externas


Um comentário:

Pena Schmidt disse...

Só ouvindo...É preciso frequenta-lo.