Segundo laudo técnico, conexão da linha 1A tem sinalização ineficaz.
Promotor diz que maquinista que permitiu acesso ao vagão foi demitido.
Promotor diz que maquinista que permitiu acesso ao vagão foi demitido.
O Ministério Público (MP) do Rio entrou com uma ação na Justiça pedindo a suspensão das operações da linha 1A do metrô no Rio, que faz a conexão direta Pavuna-Botafogo. Segundo o MP, os trens estariam circulando com sinalização precária e declive inadequado.
“A sinalização é precária. Há sinais cobertos com sacos pretos e o maquinista, em dois momentos do trajeto, precisa parar o trem, entregar uma guia numa cabine e um outro funcionário pede, via rádio, a autorização para um terceiro”, reclama o promotor Carlos Andesano, autor da ação, que conta com um laudo técnico do engenheiro de transportes Fernando Mac Dowell.
Os dois fizeram o trajeto Central do Brasil-São Cristóvão dentro da cabine do maquinista. "O sindicato depois nos informou que o maquinista, que cumpriu um mandamento legal de nos dar acesso, foi demitido por causa disso", afirma o promotor.
“Eles mesmo criaram um aumento de demanda sem ter preparo para recebê-la. Aí acaba tendo atrasos, superlotação, ar-condicionado sem dar vazão”, diz Andesano, que acredita que o pedido de liminar possa ser apreciado ainda esta semana.
Segundo o promotor, além das questões de sinalização, o parecer técnico constatou que a bifurcação que divide a linha 1 aumenta o risco de acidentes. A previsão é que as composições novas só cheguem em 2011.
Questionada sobre a demissão do maquinista, a concessionária afirma que ele foi demitido por desempenho, segundo critérios de performance da empresa, e que outros dez funcionários foram demitidos pelo mesmo motivo no mesmo período.
A empresa garante ainda que a conexão Pavuna-Botafogo vai continuar funcionando durante a semana das 5h às 21h até o final do março. Apenas nos horários de menor movimento, nos dias úteis entre 21h e meia-noite e nos finais de semana e feriados haverá baldeação na estação Estácio.
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Os dois fizeram o trajeto Central do Brasil-São Cristóvão dentro da cabine do maquinista. "O sindicato depois nos informou que o maquinista, que cumpriu um mandamento legal de nos dar acesso, foi demitido por causa disso", afirma o promotor.
Exigências
Para que o serviço funcione sem transtornos, o MP exige que a estação Cidade Nova esteja pronta, que os 114 carros já encomendados pela concessionária estejam aptos a circular e que a empresa volte a manter com regularidade intervalos de 4 minutos entre os trens.“Eles mesmo criaram um aumento de demanda sem ter preparo para recebê-la. Aí acaba tendo atrasos, superlotação, ar-condicionado sem dar vazão”, diz Andesano, que acredita que o pedido de liminar possa ser apreciado ainda esta semana.
Segundo o promotor, além das questões de sinalização, o parecer técnico constatou que a bifurcação que divide a linha 1 aumenta o risco de acidentes. A previsão é que as composições novas só cheguem em 2011.
O que diz o Metrô Rio
Procurado pelo G1, o Metrô Rio informa que ainda não foi notificado e não vai comentar o assunto. A empresa diz ainda que as obras da estação de Cidade Nova estão previstas para terminar no final de Março. Porém, não há data para a inauguração da estação. Questionada sobre a demissão do maquinista, a concessionária afirma que ele foi demitido por desempenho, segundo critérios de performance da empresa, e que outros dez funcionários foram demitidos pelo mesmo motivo no mesmo período.
A empresa garante ainda que a conexão Pavuna-Botafogo vai continuar funcionando durante a semana das 5h às 21h até o final do março. Apenas nos horários de menor movimento, nos dias úteis entre 21h e meia-noite e nos finais de semana e feriados haverá baldeação na estação Estácio.
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