Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Copa do Brasil - 2010

Atalho para a Libertadores, Copa do Brasil leva times por caminhos inéditos

Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, Goiás e Santos estreiam na competição contra adversários que jamais enfrentaram
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Tamanho da letra
Vista pelos principais clubes do país como um atalho para a Taça Libertadores da América, a Copa do Brasil representa, também, uma oportunidade para que times de menor expressão recebam equipes consagradas em seus estádios, na esperança de surpreender diante de suas torcidas. Com a divulgação da tabela da próxima edição do torneio, os representantes da elite do futebol brasileiro na competição já começam a se programar para os dias 10 e 24 de fevereiro, quando acontecem os jogos de ida do campeonato.

Algumas equipes, como Atlético-MG, Botafogo e Santos, se preparam para viajar longas distâncias para enfrentar times que são verdadeiras incógnitas, como o acreano Juventus, contra quem o Galo jamais atuou.


Com poucas exceções - como a possibilidade de Grêmio e Coritiba se enfrentarem nas oitavas de final - o cruzamento entre os principais times do país só acontecem nas quartas.

Conheça os primeiros rivais de alguns dos favoritos ao título:


Juventus-AC x Atlético-MG

Apesar de o objetivo ser cortar caminho até a Libertadores, o Atlético-MG, que começa a temporada reforçado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, terá uma longa viagem pela frente.

O Juventus-AC recebe o Galo para duelo inédito

O primeiro adversário do Galo será o Juventus, atual campeão acreano, em Rio Branco. Os donos da casa, que também chegam à competição de técnico novo – Marcelo Altino – recebem os mineiros na Arena da Floresta, que tem capacidade para receber até 20 mil torcedores. As equipes nunca se enfrentaram antes.

Esta será a terceira participação do Juventus na Copa do Brasil. Em 1990, o clube foi eliminado pelo Rio Negro na primeira fase. Em 96, conseguiu avançar à segunda fase, mas esbarrou em outro clube mineiro – Cruzeiro, que acabou campeão.

Sousa-PB x Vasco

De volta à Série A do Brasileirão, o Vasco estreia na Copa do Brasil contra o Sousa – atual campeão da Paraíba. No Almeidão, em João Pessoa – com capacidade para 40 mil torcedores – os donos da casa, que em duas participações jamais avançaram para a segunda fase da competição, voltam a enfrentar uma equipe carioca na primeira fase.

Em 95, após a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, em casa, os paraibanos acabaram eliminados na Gávea. Em 2008, o time não conseguiu passar do primeiro duelo com o Vitória – que goleou por 4 a 1. No único duelo entre os clubes, os vascaínos venceram partida amistosa por 2 a 0.

Araguaia-MT x Grêmio

Para sua primeira participação na Copa do Brasil, o Araguaia-MT, ainda tenta a contratação do ídolo são-paulino Waldir Peres, para o comando da equipe. Com ou sem o novo treinador, os matogrossenses terão pelo caminho um veterano do Morumbi, já que estrearão na competição diante do Grêmio, reforçado pelo técnico Silas.

O palco da partida será o estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis, com capacidade para 18 mil torcedores.

Flamengo-PI x Palmeiras

A queda de rendimento na reta final do Campeonato Brasileiro tirou o Palmeiras da Libertadores e pôs o time na disputa da Copa do Brasil. Apesar do nome familiar, o Flamengo-PI, primeiro adversário dos comandados do técnico Muricy Ramalho na competição, só cruzou o caminho do Verdão duas vezes – em 1978 e 80, pelo Brasileirão – ambas vencidas pelos paulistas.


Flamengo-PI e Verdão se reencontram no dia 10

No dia 10 de fevereiro, o atual campeão piauiense estreia em sua nona participação no torneio no Albertão, em Teresina, com 50 mil lugares. Em 2009, o time rubro-negro foi eliminado na primeira fase pelo Vasco, que venceu por 4 a 1, sem dar chance de jogo de volta. A melhor participação do Fla do Piauí foi em 2001, quando chegou às oitavas de final, e caiu diante do Corinthians.

São Raimundo x Botafogo

Os adversários do Botafogo chegam à competição Copa do Brasil motivados para mostrar força em mais um campeonato nacional. No dia 10 de fevereiro, o Alvinegro vai ao Colosso do Tapajós, em Belém – com capacidade para 19 mil torcedores – para um confronto inédito com o são Raimundo-PA, atual campeão da Série D do Brasileirão.

Os paraenses, que disputarão a Terceira Divisão em 2010, fazem sua primeira participação na Copa do Brasil.

Confiança-SE x Fluminense

No caminho do Fluminense, que tenta voltar à Libertadores após chegar à decisão da competição continental em 2008, está o Confiança, bicampeão sergipano. As equipes se enfrentam no dia 24 de fevereiro, no Batistão - estádio com capacidade para receber até 14 mil torcedores.

Os times não se enfrentam desde 1984. O retrospecto é favorável ao Flu, que venceu duas das três partidas disputadas e perdeu uma.

Esta será a nona participação da equipe de Aracaju na Copa do Brasil. A melhor campanha foi em 2002, quando o time chegou às oitavas de final, mas caiu diante do Brasiliense. Em 2009, os sergipanos foram eliminados na segunda fase, pelo Icasa.

Ituiutaba-MG x Goiás

O Ituiutaba-MG foi buscar reforços no interior de São Paulo para a temporada 2010. Chegaram ao clube o técnico Paulo Roberto Santos, além de Humberto, ex-Atlético Sorocaba, Fabio Gomes, ex-Mirassol,e Jamerson, ex-Noroeste. O efeito das contratações poderá ser sentido no encontro com o Goiás – o primeiro na história dos clubes – pela primeira fase da Copa do Brasil, no dia 24 de fevereiro. Os times se enfrentam no estádio Fazendinha 

O Ituiutaba volta a encarar um goiano na estreia

Em sua única participação na competição, a equipe mineira foi eliminada na primeira fase por um velho conhecido do Esmeraldino, o Atlético-GO, que segurou o empate sem gols em Minas Gerais, e venceu em Goiânia por 3 a 2.

Naviraiense-MS x Santos

Um polêmico cai-cai quase deixou o primeiro rival do Santos na Copa do Brasil fora da competição. O Naviraiense-MS chegou a ser condenado em primeira instância pelo STJD por ter forjado contusão de atletas na partida contra o Chapecoense, pela Série D do Brasileiro, impedindo o término da partida, mas foi liberado, após recurso.

Com isso, o Peixe encara o atual campeão sul-matogrossense no dia 24 de fevereiro, no Morenão, em Campo Grande. O estádio, que recebe o confronto inédito, tem capacidade para receber 45 mil torcedores.

Nenhum comentário: