Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 6 de março de 2012

#COPA2014 - Secretário da Fifa pede desculpas e garante Copa do Mundo no Brasil

Jérôme Valcke diz que foi mal interpretado e envia carta ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Governo já pediu mudança do interlocutor da entidade

 Por GLOBOESPORTE.COMZurique, Suíça


O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, enviou na tarde desta segunda-feira uma carta com pedido formal de desculpas ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e às pessoas que possam ter se ofendido com "interpretações incorretas das minhas palavras". De acordo com o dirigente, ele não usou o termo "chute no traseiro" dos governantes brasileiros ao reclamar dos atrasos do Brasil em projetos e obras ligados à Copa do Mundo de 2014.

O ministro vai analisar o pedido de desculpas de Valcke para decidir nesta terça-feira qual atitude tomará em relação à mudança do interlocutor da Fifa com o Brasil.

Segundo Valcke, o sentido da declaração que ocasionou toda a polêmica foi traduzida de forma errada do francês para o português: "se donner un coup de pied aux fesses". A frase, em francês, literalmente quer dizer "dar um chute no traseiro", mas é usada como expressão similar a "correr contra o tempo". Em seu pedido de desculpas, o dirigente diz que quis dizer "acelerar o ritmo". Na carta, ele afirmou ainda que não existe a possibilidade de o Brasil perder a Copa do Mundo.

- O Brasil é e sempre será a única opção para sediar a Copa do Mundo de 2014 - disse Valcke.

VEJA TAMBEMMinistro oficializa pedido de novo interlocutor da Fifa à Copa do Mundo de 2014Presidente da Comissão da Lei da Geral critica Valcke: 'Deselegante'

Segundo o site oficial do governo para a Copa do Mundo de 2014, o pedido de desculpas de Valcke chegou ao ministério do Esporte depois que Aldo Rebelo oficializou à Fifa o pedido de mudança do interlocutor com o Brasil da Copa de 2014.

Nesta segunda-feira, Aldo Rebelo enviou o pedido de mudança à Fifa. Segundo o ministro do Esporte, Valcke não teria mais condições de exercer tal função por conta do mal-estar que criou com as declarações.

Vale lembrar que na última sexta-feira, ao tomar conhecimento da repercussão negativa das declarações, Valcke em nenhum momento citou o erro de tradução do francês para o português. O dirigente da Fifa afirmou ainda que atitude do governo brasileiro era "infantil".
Carta de pedido de desculpa de Jérôme Valcke ao governo brasileiro (Foto: Divulgação)


    Fonte G1

Nenhum comentário: