Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Aniversariante do Dia - Marcelinho Carioca - c/videos

Marcelo Pereira Surcin, mais conhecido como Marcelinho Carioca (Rio de Janeiro, 1 de fevereiro de 1971), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meia.

Índice

Corinthians

Logo que chegou ao Parque São Jorge, Marcelinho Carioca mostrou a que veio. No dia de sua apresentação, o atacante de 21 anos previu: "Quero marcar minha passagem aqui. Vim para o Corinthians para ser campeão!". A identificação com a torcida foi imediata e uma carreira vitoriosa estava começando.
O maior colecionador de títulos com a camisa corintiana tem em sua conta dez títulos em oito anos pelo clube: um Mundial da Fifa, dois títulos brasileiros, uma Copa do Brasil, quatro paulistas, uma Copa Bandeirantes e um Troféu Ramón de Carranza.
Por sua extrema habilidade e competência em bolas paradas e pelo seu pequeno pé (calçava chuteiras número 36), Marcelinho foi apelidado de Pé de Anjo por torcedores e jornalistas. Tanto pela identificação que tinha pelo clube, quanto pela qualidade técnica que conduziu o time em um de seus períodos mais gloriosos, Marcelinho Carioca figura como um dos maiores ídolos da história do Corinthians.
Após diversos títulos, foi vendido, em 1997, para o Valência, da Espanha, por US$ 7 milhões.
Como não se adaptou ao Valência e amargou a reserva, Marcelinho só quis uma coisa: voltar ao Brasil. Ao saber da vontade do jogador, Eduardo José Farah, presidente da Federação Paulista de Futebol na época, comprou o passe do jogador junto ao Valência. Depois, Farah criou o "Disque Marcelinho", para o qual, ao custo de três reais por telefonema, os torcedores dos quatro maiores clubes do estado, São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians, deveriam ligar e escolher o futuro do jogador.
Após 11 dias da promoção, a imensa e esmagadora maioria corintiana trazia Marcelinho de volta ao clube. Foram 62,5% das ligações para o Corinthians, 20,3% para o São Paulo, 9,5% para o Santos e 7,7% para o Palmeiras. Assim, ele voltou ao Timão.
De 1997 à 2000, Marcelinho foi o ídolo maior de um time recheado de estrelas, responsável pela mais vitoriosa temporada do Corinthians.
Após uma briga em 2001 com Ricardinho, deixa o clube novamente e somente em fevereiro de 2006.
Após defender diversos clubes, inclusive estrangeiros, rescinde seu contrato com o Brasiliense, e volta ao Corinthians. Sua terceira e última passagem pelo Corinthians foi rápida e turbulenta. Marcelinho jogou pouquíssimas partidas. A principal delas contra o Internacional (RS) onde ele veio novamente a atuar como titular. o jogo acabou empatado em 1x1. Marcelinho teve o contrato rescindido pelo clube a pedido do então técnico Emerson Leão.
Período em que jogou no Corinthians: 8 anos (de 1994 à 1997 e de 1998 à 2001)
Jogos: 427
Gols: 206
Média: 0,48 gol/jogo

O Jogo do Adeus

Marcelinho planejava realizar alguns amistosos no Corinthians em 2010 antes de se aposentar, sendo mais um ativo em publicidades do clube rotulado como "Senhor Centenário" e encerrando a carreira como Embaixador do Centenário sendo relacionado a vários eventos dos 100 anos do clube.
O primeiro amistoso foi contra o Huracán da Argentina, no dia 13 de janeiro no Pacaembu-SP ás 16h.
Com publico estimado em 20 mil pagantes, o Corinthians entrou com um time desfalcado, sem seus principais contratados e estrelas, mesmo assim o Corinthians jogou ofensivo o jogo todo. Marcelinho que usou a camisa 100, teve ótima atuação nos 45 minutos que participou. Infelizmente não fez gol, mas comandou o meio-de-campo, teve boa movimentação e usou e abusou de passes precisos. Ao contrário de seu companheiro Defederico que teve atuação apagada.
Com seus 38 anos, visivelmente esgotado e com dificuldades de andar, Marcelinho foi substituído logo no intervalo e saiu ovacionado pela torcida presente que cantou em coro seu nome.
O Corinthians venceu por 3 x 0 o Huracán, com gols de Souza, aos 34, e Morais, aos 39min do primeiro tempo; Dentinho, aos 29min do segundo tempo.
Porém, apesar do bom desempenho nesse jogo, no mesmo dia por volta das 20 horas, recebeu a inesperada notícia do diretor de futebol do Corinthians, Mário Gobbi Filho, de dispensá-lo oficialmente de qualquer outra participação junto ao clube sem motivos aparentes, trabalhando apenas na parte de publicidade do clube. - Foi uma festa muito justa para ele por tudo que fez pelo clube – acrescentou.
Encerra assim, sua passagem histórica pelo clube como jogador.
Marcelinho algumas vezes, errôneamente se lançou Embaixador do Clube na mídia. Porém, oficialmente ele é somente Embaixador do Centenário do Clube. Sendo que, por questão de marketing, o título de Embaixador do Corinthians já pertence ao atacante Ronaldo, mesmo ainda não sendo oficial.

Craque Repórter

Após encerrar sua brilhante carreira, o Pé de Anjo iniciou uma nova etapa em sua vida, cursando jornalismo, foi contratado como Comentarista de futebol pela Rede Bandeirantes de Televisão, participando do programa Jogo Aberto e de transmissões de futebol ao vivo.
Craque Repórter, como era chamado por Renata Fan, Marcelinho fazia reportagens especiais com jogadores, usando seu profundo conhecimento no mundo do futebol, e durante suas reportagens criou o bordão "vem aqui", usando-o para chamar a câmera.

O Retorno ao Futebol

No início de junho de 2007, Marcelinho declarou ter recebido uma proposta para voltar a jogar pelo Timão.
O ídolo da fiel torcida corintiana anunciou seu retorno ao futebol no dia 12 de junho, em comunicado oficial, e que esperava acertar com algum clube em breve, pois acreditava que sua história no futebol ainda não havia se encerrado.
O Pé de Anjo disse no programa Jogo Aberto, ainda como comentarista, que teria recebido um convite do então técnico do timão, Paulo César Carpegiani, para voltar aos braços da fiel torcida corintiana. Porém, o técnico negou, mas, uma semana depois, cogitou-se em observar o meia na equipe B.
Porém, o retorno de Marcelinho no Timão não ocorreu, pois no dia 14 de junho, o Santo André, equipe que disputava o Campeonato Brasileiro da Série B, oficializou a contratação do Pé de Anjo, que havia declarado, ainda como comentarista no programa Jogo Aberto, que tinha recebido uma proposta do clube do ABC paulista. Após ingressar no Santo André, Marcelinho foi peça fudamental no time que conseguiu a promoção ao Campeonato Brasileiro da Série A, levando a equipe a disputar a primeira divisão do Brasileirão pela primeira vez em 24 anos.

Fora de campo

Fora dos gramados, Marcelinho também ingressou no mundo da música. Em 1999 participou de um grupo de pagode gospel chamado Divina Inspiração, que também contava com o jogador Amaral, na época seu companheiro de equipe no Corinthians.

Títulos Conquistados

Bandeira Estado RiodeJaneiro Brasil2.svg Flamengo

Bandeira do Estado de São Paulo Corinthians

Bandeira Estado RiodeJaneiro Brasil2.svg Vasco

Bandeira do Estado de São Paulo Santo André

Ligações externas













Nenhum comentário: