Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 23 de outubro de 2011

BARRACO - NITERÓI X SÃO GONÇALO

Prefeito de Niterói pede desculpa aos moradores de São Gonçalo
Wolney Trindade disse que a culpa do engarrafamento, em Niterói, é dos gonçalenses que aproveitam as promoções do supermercado Guanabara Foto: Thiago Lontra / Extra

Andréa Machado, Danielle Moitas, Fabiana Paiva e Rafaella Barros
O secretário de Segurança e Controle Urbano de Niterói, Wolney Trindade, reafirmou, ontem, as ofensas aos moradores de São Gonçalo feitas em entrevista ao programa Roberto Canázio, da Rádio Globo. "Se dependesse de mim eles (gonçalenses) ficavam por lá. Tem que manter esse pessoal de São Gonçalo lá", declarou na ocasião, após a reabertura do supermercado Guanabara, embargado por ele na noite de terça-feira, por alegação de caos no trânsito. A declaração do secretário levou o prefeito Jorge Roberto Silveira a pedir desculpas aos gonçalenses ontem. Ele porém, manteve Wolney no cargo. O secretário, no passado, foi seu vice-prefeito.

— Foi uma declaração extremamente infeliz. Eu quero me desculpar pessoalmente com o povo de São Gonçalo. As duas cidades são praticamente a mesma coisa. Já foram uma cidade só, são dois territórios que se confundem. O próprio Wolney nasceu na fronteira, em Engenhoca — disse o prefeito de Niterói.

Indiferente ao pedido de desculpas de Jorge Roberto, Wolney manteve as ofensas:

— Nem Deus faria (eu) me retratar. Disse e vou continuar dizendo. Vários donos de birosquinhas vieram comprar em Niterói para, depois, explorar o próprio gonçalense. Não ofendi a mãe de ninguém, o marido de ninguém, a pessoa de ninguém. Não devo desculpas. Eles que me devem. Tenho muitas realizações lá. E não é preconceito, porque tenho família e amigos que moram lá. Tenho direito de crítica — rebateu o secretário, ontem.

Segundo Wolney, o nó nas ruas do Centro de Niterói foi provocado porque moradores da cidade vizinha foram fazer compras no supermercado em promoção.

A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, pediu mais respeito aos gonçalenses.

— Acho lamentável este tipo de declaração. São Gonçalo é um município com grande representatividade no estado — defendeu Panisset.

Críticas ao secretário
Acostumado a fazer diversas entrevistas em seu programa, o radialista Roberto Canázio ficou estarrecido com as declarações do secretário, a quem não poupou críticas:

— É um nazista, um cretino, preconceituoso e xenófobo. Deve ter horror a tudo que seja diferente. É isso mesmo o que ele pensa. Em nenhum momento se retratou ou tentou amenizar suas declarações.

Moradora e candidata à Prefeitura de São Gonçalo por duas vezes, a deputada estadual Graça Matos disse que a declaração de Wolney era absurda:

— Wolney já foi candidato a deputado comigo e ia pedir votos em redutos gonçalenses. Se não fosse o povo de São Gonçalo, o centro de Niterói estaria morto. Ele deveria se retratar.

Para o presidente da escola de samba Porto da Pedra, Francisco Marins, a declaração do secretário não reflete a opinião da população de Niterói sobre a cidade vizinha:

— Foi uma declaração isolada e infeliz. A população de Niterói e a de São Gonçalo são extremamente unidas. Tenho certeza de que os niteroienses não acham isso.

OAB da cidade pode ir à Justiça
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Gonçalo, José Luiz Muniz afirmou que a declaração de Wolney Trindade foi ofensiva e preconceituosa:

— Vamos nos reunir na segunda-feira para decidir qual será a providência. Possivelmente, vamos fazer uma interpelação judicial ao secretário.

Jorge Mariola, vereador de São Gonçalo, enviou à Câmara dos Vereadores uma moção de repúdio a Wolney:

— Custa-me crer que um funcionário público alçado ao cargo de secretário de Segurança e Controle Urbano tenha faltado com respeito à população, agredindo-a com palavras desrespeitosas.

Diretor do supermercado Guanabara, Albino Pinho disse que a loja está aberta a todos:

— Atendemos São Gonçalo com o maior prazer. Temos interesse em abrir uma loja na cidade, mas não há nada de concreto por enquanto

Fonte Extra  http://extra.globo.com/noticias/economia/prefeito-de-niteroi-pede-desculpa-aos-moradores-de-sao-goncalo-2858202.html#ixzz1bb6Pt7A3



Nenhum comentário: