Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 16 de outubro de 2011

CORRUPÇÃO - Ministro do Esporte rebate acusações de desvio de verbas para o PCdoB

Sanny Bertoldo (sanny@oglobo.com.br)
GUADALAJARA, México - O ministro do Esporte Orlando Silva rebateu neste sábado as acusações da revista 'Veja', de que teria participado de um esquema de desvio de dinheiro público para os cofres do seu partido, o PCdoB. Silva, que está em Guadalajara, no México, onde assistiu à cerimônia de abertura dos Jogos Panamericanos ontem, disse estar "sereno, mas revoltado" com o que classificou de invenções e calúnias.

'Muita gente, na política, não se incomoda com acusações, mas eu não sou assim '

- Quero repudiar as mentiras que foram publicadas pela revista. Uma pessoa que está sendo processada, um bandido, me acusa e eu tenho que me explicar. Já solicitei ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que seja aberto um inquérito criminal para que isso seja apurado. Só encontrei um dos caluniadores (João Dias Ferreira), uma vez, em uma audiência, a pedido do então ministro Agnelo Queiroz. O outro (Célio Soares), nem sei quem é. E duvido que ele me conheça também - afirmou o ministro.

Reportagem da 'Veja' afirma que o ministro do Esporte chefiava um esquema de corrupção para irrigar os cofres do PCdoB a partir do desvio de verbas públicas para ONGs de fachada. Os recursos eram destinados à compra de materiais esportivos para crianças carentes, por meio do programa Segundo Tempo, tocado pelo ministério desde o governo Lula. Uma das fontes da revista afirma, inclusive, que o próprio ministro teria recebido propina dentro da garagem do órgão, em Brasília.

Orlando Silva acredita que as denúncias possam ter um fundo político, já que o Ministério não realizará mais convênios com entidades privadas e estes serão feitos agora através de um chamado público. Segundo ele, foram apresentados mais de 500 projetos, mas apenas entre 150 e 200 serão selecionados.

- Esse ano, os parceiros passaram a ser escolhidos por seleção pública, porque houve mais mais pedidos do que possibilidade de atender a demanda. Também passamos a não realizar convênios com entidades privadas, pois as públicas garantem um melhor sistema de controle. Existe um processo no Tribunal de Contas da União para que a empresa relacionada a um dos acusadores devolva o investimento de cerca de R$ 3 milhões. Antes disso, houve a possibilidade de que houvesse uma prestação de contas mais claras, o que não aconteceu - afirmou Silva.

O ministro afirmou ainda que conversou com a presidente Dilma Rousseff hoje pela manhã e ela o orientou a "seguir com sua agenda de trabalho". Amanhã, ele volta ao Brasil.

- Me coloco à disposição de ir ao Congresso já nesta semana e coloco meus sigilos fiscal e bancário à disposição dos órgãos de controle. Estou indignado com essas acusações levianas. Agora, meu sentimento é de defesa da horna pessoal. Muita gente, na política, não se incomoda com acusações, mas eu não sou assim.

Ministério do Esporte anuncia que acionará PF para investigar denúncia de propina na pasta
Em nota complementar à defesa feita pelo ministro Orlando Silva, em Guadalajara, o Ministério do Esporte anunciou que irá acionar a Polícia Federal para investigar denúncias de propina na pasta divulgadas neste sábado em matéria da revista Veja. O pedido já foi feito ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e terá como alvo denúncias feitas pelo policial militar João Dias em entrevista à revista. "Tenho a certeza de que ficará claro de que tudo o que ele diz são calúnias", diz o ministro do Esporte, na nota.

Segundo a nota, que dá mais detalhes do Ministério com o denunciante, por meio da Associação João Dias de Kung Fu e da Federação Brasiliense de Kung Fu, o policial teria firmado dois convênios, em 2005 e 2006 para atendimento a crianças e jovens, dentro do Programa Segundo Tempo. Como o contrato não teria sido cumprido, o Ministério determinou a suspensão dos repasses em junho de 2010 , com a instauração de Tomada de Contas Especial, enviando todo o processo ao TCU. O ministério exige a devolução de R$ 3,16 milhões, atualizados para os valores de hoje.

"A avaliação do ministro do Esporte é de que foi esse o motivo para João Dias fazer agora acusações de desvios de verbas do Segundo Tempo por um suposto esquema de corrupção no Ministério ", diz a nota , enfatizando que Orlando Silva afirma com veemência ser caluniosa a afirmação de João Dias de que houve entrega de dinheiro nas dependências do Ministério e pretende tomar medidas legais.

"João Dias já é réu em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal, em decorrência das irregularidades na execução dos convênios denunciadas pelo Ministerio do Esporte. Em nenhum momento, o Ministério "amenizou" qualquer comunicado a Polícia Militar, como dá a entender o Sr. João Dias em entrevista à revista. Apenas considerou o rito do devido processo legal, que estabelece o direito de defesa do acusado. O comunicado final ao Batalhão da PM explicitou exatamente o que foi a medida tomada pelo Ministério do Esporte ", completa a nota.

Ainda na defesa do ministro Orlando Silva, a nota explica que o Programa Segundo Tempo atende a mais de um milhão de crianças e jovens em todo o Brasil, "é permanentemente auditado pelos órgãos de controle e qualquer denúncia consistente de irregularidade é apurada. O ministro Orlando Silva, desde que assumiu o Ministério, determinou o aperfeiçoamento constante do projeto, tanto do seu alcance como da forma de celebração dos convênios para sua execução. Em setembro passado, houve uma chamada pública, e a seleção final apenas contemplou entes públicos".


Fonte Jornal O Globo http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/10/15/ministro-do-esporte-rebate-acusacoes-de-desvio-de-verbas-para-pcdob-925588503.asp#ixzz1aw0ZJD00 

Nenhum comentário: