Eduardo Aquino
Publicação: 04/03/2010 07:00
Publicação: 04/03/2010 07:00
Quando a Fiat lançou o Doblò no Brasil, em 2001, todo mundo estranhou o visual do carro, principalmente na frente, que ostentava uma enorme grade quadriculada. Mas, com o tempo, as outras virtudes do modelo, como o amplo espaço interno e funcionalidade, foram se sobressaindo e conquistando os consumidores brasileiros. E as vendas ganharam um impulso ainda maior com o lançamento da versão Adventure, em 2003, que atende a diversos públicos, agregando a vantagem de poder encarar estradinhas ruins levando mais gente (família ou amigos), bagagens e tralhas dos esportes de aventura. Agora, o Doblò ganha visual atualizado e simpático, e o sistema Locker, que deixa o multiuso mais valente na terra.
A parte polêmica do visual do Doblò sempre foi a frente. E foi justamente a que recebeu a plástica mais contundente. Seguindo a filosofia adotada na Palio Weekend, a versão aventureira ganhou grade cromada com duas barras horizontais e furadas, que se destaca dos outros elementos estilísticos, como faróis com máscara negra, quebra-mato incorporado e para-choque encorpado. Chamam a atenção os dois faróis, de neblina e profundidade, incrustados na parte de baixo do para-choque, onde também foi colocada uma peça plástica, na cor cinza, que imita uma chapa protetora de metal. A grade e a tomada de ar têm tela protetora para o radiador. Um detalhe importante para uma versão que quer encarar estradas sem asfalto.
Na lateral, destacam-se as coberturas plásticas nos para-lamas e na parte inferior das portas (com a inscrição Adventure), que se unem com os para-choques dianteiro e traseiro; as rodas de liga leve, com desenho exclusivo (deixam o carro com aparência mais robusta); as barras no teto; os estribos laterais, que, ao contrário das versões aventureiras dos outros modelos, são de verdade e servem para pisar; as portas laterais corrediças, facilitando bastante o acesso, principalmente em locais apertados; e os novos retrovisores, com novo desenho (de braço duplo) — incorporam repetidores dos sinalizadores de direção. Na traseira, as novidades são as lanternas mais destacadas, com elementos arredondados; e a cobertura do estepe, que dá um ar de mais robustez e esportividade ao conjunto.
Mas é por dentro que o Doblò cativa seus consumidores. O modelo leva cinco adultos e uma criança (o sétimo banco é opcional) com certo conforto, deixando ainda um bom espaço para carga. Com cinco pessoas, a capacidade do porta-malas é de 665 litros. E basta rebater o banco traseiro para o carro virar um verdadeiro furgão — o volume aumenta para 2.915 litros.
Tudo com muita praticidade, pois o banco que vai no porta-malas pode ser facilmente dobrado para o lado. O acabamento interno mistura tons de preto e cinza e é razoável para um multiuso. A identificação interna da versão Adventure está nos adesivos nas soleiras das portas, nos bordados dos bancos, na inscrição no painel de instrumentos e nos três reloginhos colocados no teto (bússola e inclinômetros laterais e longitudinais). Porta-trecos grande no teto supre a ausência de alguns em outros lugares.
O motor 1.8 oferece um desempenho razoável para o carro, e exige paciência em várias situações, principalmente com o carro carregado e o ar ligado. A visibilidade é excelente para a frente, mas ruim para trás. Sensores de estacionamento cairiam bem. A posição da alavanca de marchas (próxima ao volante) e os engates macios e precisos, e o curso curto da alavanca facilitam o trabalho. Com pneus de uso misto, suspensão elevada e Locker, que bloqueia eletronicamente a roda que gira em falso, o Doblò Adventure é valente na terra. A diferença (com ou sem o Locker) aparece, por exemplo, numa arrancada em piso cascalhado.
A suspensão oferece conforto, mas estabilidade e silêncio não são pontos fortes do conjunto. Aliás, o nível interno de ruídos é bastante elevado. Mas o ponto mais negativo do modelo é o consumo, muito alto, mesmo para um multiuso que pesa uma tonelada e meia.
O Doblò Adventure atende bem quem quer um veículo prático para encarar pequenas aventuras e muita tralha. Mas sem pressa e com a calculadora na mão, para fazer as contas do combustível, pois a viagem não vai ficar barata.
» FICHA TÉCNICA
Fiat Doblò Adventure
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.796cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 112cv (gasolina) e 114cv (álcool) a 5.500rpm e torques máximos de 17,8kgfm (gasolina) e 18,5kgfm (álcool) a 2.800rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades, com bloqueio eletrônico do diferencial (Locker)
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, tipo McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora; e traseira, eixo rígido, com barra estabilizadora / 5,5 x 15 polegadas, em liga leve / 205/70 R15
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira
FREIOS
Disco rígido na dianteira e tambor na traseira, com ABS
CAPACIDADES
Tanque, 60 litros; porta-malas, 665 litros (2.915 litros com banco traseiro rebatido); e capacidade de carga (passageiros e bagagem), 490kg
DIMENSÕES
4,48m de comprimento x 1,77m de largura x 1,95m de altura x 2,59m de entre-eixos x 22,3cm de altura mínima do solo
PREÇO: a partir de R$ 61.170
» Equipamentos
De série
Direção hidráulica, computador de bordo, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, brake light, bússola e inclinômetro, farol de neblina, rodas de liga leve, preparação para som, banco traseiro rebatível, sistema locker, estribo, limpador/desembaçador do vidro traseiro, faróis com máscara negra, protetor de cárter, suspensão elevada, airbag
Opcionais
Apoia-braço central do motorista (R$ 226), bancos traseiros bipartidos (R$ 359), bancos de couro (R$ 2.139), som com MP3 retrovisores elétricos (R$ 821) ou som com MP3 viva-voz entrada USB/iPod (R$ 1.467)
Painel completo, bom acabamento interno e bancos traseiros com apoio de cabeça para todos os passageiros |
Na lateral, destacam-se as coberturas plásticas nos para-lamas e na parte inferior das portas (com a inscrição Adventure), que se unem com os para-choques dianteiro e traseiro; as rodas de liga leve, com desenho exclusivo (deixam o carro com aparência mais robusta); as barras no teto; os estribos laterais, que, ao contrário das versões aventureiras dos outros modelos, são de verdade e servem para pisar; as portas laterais corrediças, facilitando bastante o acesso, principalmente em locais apertados; e os novos retrovisores, com novo desenho (de braço duplo) — incorporam repetidores dos sinalizadores de direção. Na traseira, as novidades são as lanternas mais destacadas, com elementos arredondados; e a cobertura do estepe, que dá um ar de mais robustez e esportividade ao conjunto.
Mas é por dentro que o Doblò cativa seus consumidores. O modelo leva cinco adultos e uma criança (o sétimo banco é opcional) com certo conforto, deixando ainda um bom espaço para carga. Com cinco pessoas, a capacidade do porta-malas é de 665 litros. E basta rebater o banco traseiro para o carro virar um verdadeiro furgão — o volume aumenta para 2.915 litros.
Tudo com muita praticidade, pois o banco que vai no porta-malas pode ser facilmente dobrado para o lado. O acabamento interno mistura tons de preto e cinza e é razoável para um multiuso. A identificação interna da versão Adventure está nos adesivos nas soleiras das portas, nos bordados dos bancos, na inscrição no painel de instrumentos e nos três reloginhos colocados no teto (bússola e inclinômetros laterais e longitudinais). Porta-trecos grande no teto supre a ausência de alguns em outros lugares.
O motor 1.8 oferece um desempenho razoável para o carro, e exige paciência em várias situações, principalmente com o carro carregado e o ar ligado. A visibilidade é excelente para a frente, mas ruim para trás. Sensores de estacionamento cairiam bem. A posição da alavanca de marchas (próxima ao volante) e os engates macios e precisos, e o curso curto da alavanca facilitam o trabalho. Com pneus de uso misto, suspensão elevada e Locker, que bloqueia eletronicamente a roda que gira em falso, o Doblò Adventure é valente na terra. A diferença (com ou sem o Locker) aparece, por exemplo, numa arrancada em piso cascalhado.
A suspensão oferece conforto, mas estabilidade e silêncio não são pontos fortes do conjunto. Aliás, o nível interno de ruídos é bastante elevado. Mas o ponto mais negativo do modelo é o consumo, muito alto, mesmo para um multiuso que pesa uma tonelada e meia.
O Doblò Adventure atende bem quem quer um veículo prático para encarar pequenas aventuras e muita tralha. Mas sem pressa e com a calculadora na mão, para fazer as contas do combustível, pois a viagem não vai ficar barata.
» FICHA TÉCNICA
Fiat Doblò Adventure
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.796cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 112cv (gasolina) e 114cv (álcool) a 5.500rpm e torques máximos de 17,8kgfm (gasolina) e 18,5kgfm (álcool) a 2.800rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades, com bloqueio eletrônico do diferencial (Locker)
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, tipo McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora; e traseira, eixo rígido, com barra estabilizadora / 5,5 x 15 polegadas, em liga leve / 205/70 R15
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira
FREIOS
Disco rígido na dianteira e tambor na traseira, com ABS
CAPACIDADES
Tanque, 60 litros; porta-malas, 665 litros (2.915 litros com banco traseiro rebatido); e capacidade de carga (passageiros e bagagem), 490kg
DIMENSÕES
4,48m de comprimento x 1,77m de largura x 1,95m de altura x 2,59m de entre-eixos x 22,3cm de altura mínima do solo
PREÇO: a partir de R$ 61.170
» Equipamentos
De série
Direção hidráulica, computador de bordo, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, brake light, bússola e inclinômetro, farol de neblina, rodas de liga leve, preparação para som, banco traseiro rebatível, sistema locker, estribo, limpador/desembaçador do vidro traseiro, faróis com máscara negra, protetor de cárter, suspensão elevada, airbag
Opcionais
Apoia-braço central do motorista (R$ 226), bancos traseiros bipartidos (R$ 359), bancos de couro (R$ 2.139), som com MP3 retrovisores elétricos (R$ 821) ou som com MP3 viva-voz entrada USB/iPod (R$ 1.467)
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