Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 29 de março de 2010

GREVE DE FOME EM CUBA - Fariñas pode entrar em choque séptico



                                                                
                                                               foto reuters

De o Público, Portugal:
O dissidente cubano Guillermo Fariñas (foto acima), em greve de fome e de sede há um mês, “está muito mal” e pode entrar em “choque séptico” a qualquer momento, devido a uma infecção por estafilococos, disse à AFP a sua mãe.
“O meu filho está em risco de sofrer de complicações importantes que põem em risco a sua vida. Pode sofrer um choque séptico. É muito grave, porque as suas defesas imunitárias estão muito fracas”, disse por telefone Alicia Hernandez, que é enfermeira, embora reformada, e vai todos os dias visitar o seu filho, hospitalizado desde 11 de Março, na cidade de Santa Clara (270 quilómetros a leste de Havana).
Os médicos estão a tratá-lo com antibióticos para combater uma infecção por “Staphylococcus aureus”, uma bactéria que costuma surgir em meio hospitalar e apresentar resistência cruzada a vários antibióticos.
Fariñas, ciberjornalista e psicólogo de 48 anos, iniciou a greve de fome após a morte do prisioneiro político Orlando Zapata, a 23 de Fevereiro, que estava em greve de fome há mais de dois meses.
As autoridades cubanas têm qualificado como “chantagem” a iniciativa do dissidente Fariñas, que reclama a libertação dos presos políticos, e atribuem-lhe toda a responsabilidade pela eventualidade da sua própria morte.
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apelou à libertação de todos os presos políticos pelo regime liderado por Raul Castro.

 


 

Nenhum comentário: