Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 28 de março de 2010

BICHOS - Evite que seu cão bagunce a casa quando estiver sozinho

Almz Fotografia/Divulgação

O problema de deixar alguns cães passar boa parte do dia sozinhos é que eles deixam a casa toda bagunçada
 
Por mais bacanas e inusitadas que sejam as opções para rechear a agenda dos melhores amigos do homem, nem sempre é possível investir nelas por conta dos valores. O problema é que alguns cães que têm de passar boa parte do dia sozinhos deixam a casa toda bagunçada. Quebram o que encontram pelo caminho e fazem suas necessidades em locais inadequados. Esses comportamentos podem ser reflexos do sentimento de tédio, angústia e ansiedade pela chegada do dono.



De acordo com a adestradora Caroline Serratto, da empresa Cão Cidadão, a melhor atitude ao se deparar com a desordem é respirar fundo, ignorá-la e não limpá-la enquanto os animais estiverem por perto. Haja treino de autocontrole! "Mesmo o cão não gostando de tomar bronca, prefere que você volte para casa e dê a bronca, do que não volte e o deixe sozinho. Então, se ele começar a perceber que aquela bagunça já não lhe afeta mais e que a destruição some sem que nem tenha visto, isso pode ajudar a diminuir o problema."

Outra dica é deixar brinquedos que possam destruir sem se machucar. Utilize ainda os momentos livres para exercitá-los, ensiná-los e dar carinho. Assim, percebem que os períodos de solidão são normais na rotina. Lembre-se de que o mais importante não é a quantidade de tempo que tem a oferecer, mas a maneira como foi utilizada. De nada adianta passar o dia todo em casa sem ao menos olhar o bichinho. Se o mau comportamento persistir, procure a ajuda de um profissional.

Adestramento
Optar por criar um cachorro implica ficar atento à sua educação. É possível começar a adestrar o filhote a partir dos 50 dias de idade. Mas como ensiná-lo a não roer objetos da residência e a fazer xixi e cocô no local escolhido? A adestradora e consultora comportamental, Priscila Felberg, também da Cão Cidadão, indica o adestramento inteligente. O método se baseia na recompensa e na punição, mas sem qualquer tipo de agressividade. Quando o animal executa o que é esperado, recebe uma recompensa, como carinho ou petisco. Se comete erros, o dono pode dar um susto borrifando um pouco de água na cara dele ou batendo uma latinha cheia de moedas no chão. A punição só funciona se realizada na hora do ato equivocado.
O espaço escolhido como "banheiro" deve ser de fácil acesso e higienização. Para aumentar as chances de acertos no início, cubra uma área grande com jornal ou tapete higiênico. Diminua-a gradativamente. Quando o pequeno fizer suas necessidades onde não deveria, nem pense em dar bronca ou bater, porque pode entender que o errado é fazer xixi e cocô. Vale lembrar que, assim como um bebê, os filhotes não conseguem segurar a vontade até chegar ao "banheiro." Oferecer objetos para que roa pode evitar o comportamento "destrutivo." Caso estrague algo, repreenda o bicho com sustos, mas só se for pego no ato, OK?


Especial para Terra


 


 

Nenhum comentário: