Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 31 de março de 2010

POLÍTICA INTERNA - DEM está sob novo comando


Depois da intervenção provocada pela crise política no DF, executiva nacional define membros que irão representar a legenda na capital. Senador Adelmir Santana é o presidente

Samanta Sallum
Publicação: 31/03/2010 07:00 Atualização: 31/03/2010 01:51


Santana diz que partido quer se fortalecer e reconquistar o espaço
 político afetado nos últimos meses
  - (Carlos Moura/CB/D.A Press - 18/11/09 )
Santana diz que partido quer se fortalecer e reconquistar o espaço político afetado nos últimos meses

Depois de uma traumática dissolução da executiva regional, um novo comando para o DEM-DF foi definido e o partido agora pretende recuperar o prejuízo político dos últimos meses. O efeito foi provocado pelo fato de seu único governador eleito no país, José Roberto Arruda, ter sido denunciado por corrupção, preso por tentativa de suborno e cassado pela Justiça Eleitoral.

O comando do DEM-DF foi entregue ao senador Adelmir Santana. O partido na capital tinha antes Paulo Octávio como presidente, que teve de sair diante das pressões vindas com as denúncias da Operação Caixa de Pandora, o que o empurrou também à renúncia do cargo de vice-governador do DF. Houve dissolução do diretório regional e o senador Marco Maciel foi o escolhido para ser uma espécie de interventor. O DEM nacional passou a ele missão de reestruturar a legenda no DF. Mas, no fim das contas, a composição proposta por Maciel não foi exatamente a aprovada.

A executiva nacional decidiu abrigar no comando regional o deputado federal Alberto Fraga e os distritais Eliana Pedrosa, Paulo Roriz e Raad Massouh. Estes não constavam na lista de 11 nomes entregue, no dia 24 passado, pelo senador Marco Maciel. No entanto, em reunião na tarde de ontem, o comando nacional do DEM incluiu os nomes dos parlamentares. Maciel sugeriu uma executiva regional mais enxuta e, por cautela, deixar de fora dela ex-secretários do governo de Arruda. Mas o DEM avaliou que eles deveriam, sim, participar porque não foram citados até agora em denúncia alguma.

Outros membros do diretório antigo permanecem como Osório Adriano e Lindberg Cury. Flávio Cury também foi mantido como secretário-geral (veja quadro). Há novos membros, como o advogado Thiago Boverio e o professor da Universidade de Brasília (UnB) e cientista político João Paulo Peixoto.

Negociações
Adelmir Santana era um dos vices na composição passada. Agora, na Presidência, pretende reabrir as negociações com outros partidos, buscar alianças e recolocar o DEM-DF no centro das discussões no processo eleitoral de 2010. “Nossa pauta é da responsabilidade. O DEM não tem do que ter vergonha. Pelo contrário, foi o único partido a tomar medidas duras, quando viu seus integrantes envolvidos nas denúncias, o que outros não fizeram”, destacou Santana. Ele sinalizou a movimentação do partido em recuperar espaço político. “Vamos agora buscar o maior volume possível no cenário de disputa eleitoral. Estaremos em chapas majoritárias e teremos candidato à eleição indireta na Câmara”, confirmou.

O DEM quer se fortalecer e anuncia que vai lançar candidato próprio à eleição indireta para o mandato-tampão de governador. O nome deve ser definido ainda hoje na primeira reunião da nova executiva regional, marcada para as 11h30. O deputado Alberto Fraga, Osório Adriano e Lindberg Aziz Cury são cotados dentro do DEM como pré-candidatos a suceder Wilson Lima (PR) no GDF. Fraga, por sua vez, pode disputar a vaga ao Buriti, em outubro próximo.

O novo presidente do DEM-DF foi favorável à inclusão dos colegas parlamentares na nova composição. “É justo manter no comando regional os detentores de mandato e que não foram citados nas denúncias. São nosso patrimônio eleitoral”, comentou.

Os deputados distritais do DEM estavam tensos na tarde de ontem na Câmara. “Estamos preocupados, porque estamos fora das articulações e conversas”, chegou a comentar a deputada Eliana Pedrosa, horas antes de seu partido anunciar a nova composição do comando da legenda no DF, que ela quase ficou de fora.

O distrital Raad Massouh chegou a dizer que apoiava a candidatura de Wilson Lima na eleição indireta. Mas, ao saber da definição do DEM em ter candidato próprio, explicou: “Agora, a situação é diferente. Vou apoiar, claro, o candidato do meu partido”. Na carta enviada à executiva nacional, em que apresentava a proposta de reestruturação da regional, o senador Marco Maciel expressa que considera cumprida sua tarefa e que o comando nacional tomaria a decisão que considerasse mais adequada.



O DEM não tem do que ter vergonha.
"Pelo contrário, foi o único partido a tomar medidas duras, quando viu seus integrantes envolvidos nas denúncias, o que outros não fizeram"
Adelmir Santana, senador e presidente do DEM-DF



Quem é quem
Nova composição da executiva regional do DEM
Presidente regional
senador Adelmir Santana


Vice-presidentes
deputados federal Alberto Fraga, Osório Adriano e Lindberg Aziz Cury


Secretário-geral
Flávio Cury


Outros membros:
Eliana Pedrosa - deputada distrital
Paulo Roriz -deputado distrital
Raad Massouh - deputado distrital
Heitor Reis
Célio Minecutte - médico-pioneiro
José Vicente Estevanato - presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas
Roberto Parreira - ex-presidente da Embratur
Thiago Boverico - advogado do DEM
João Paulo Peixoto - professor da UnB e cientista político
Raimundo de Aquino



Perfil
Mandato herdado
Adelmir Santana herdou o mandato de senador de Paulo Octávio, de quem era suplente desde 2003. Com a eleição para vice-governador do Distrito Federal em 2007, Paulo Octávio deixou a vaga no Senado. Agora, Santana recebe outra herança de ex-vice-governador, mas deixada numa situação bem complicada: a vaga de presidente regional do Democratas (DEM).
O senador é presidente do Conselho Nacional do Sebrae, Sesc e Senac, além de presidente da Federação do Comércio (Fecomércio). Maranhense, 65 anos, afirma ter um coração brasiliense. Veio para Brasília ainda na época da construção, apostando na “capital da esperança”. Foi servidor público, dono de farmácia e representante de laboratório. Adelmir Santana faz parte das entidades nacionais representativas do empresariado e das micro e pequenas empresas. (SS)

 


 

Nenhum comentário: