Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 31 de março de 2010

PRECONCEITO - Lulinha espalha piada que chama são-paulinos de gays


De Carol Knoploch:
Auxiliar de preparação física do Corinthians, Luiz Cláudio da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, causou polêmica ontem ao postar uma piada preconceituosa em seu microblog no Twitter.
"Olha, contaram uma piada p mim.. eu não achei graça mas vou passar: Amanhã tem Monterrey contra um monte de gay... que pecado rs rs(sic)", referindo-se ao jogo de hoje entre o Monterrey, do México, contra o São Paulo, pela Libertadores da América.
Lulinha começou sua carreira justamente no São Paulo, com o time sub-15, em 2007. Ele passou também por Palmeiras e Santos, antes de chegar ao Corinthians.
— Ele foi muito infeliz. O que incomoda é que usam o homossexualismo como algo depreciativo. Esse tipo de provocação, seja para chamar os são-paulinos de bambis, ou os palmeirenses de porcos, precisa acabar. E o exemplo tem de vir de gente que trabalha com o futebol, como o Lulinha — disse Alexandre Santos, presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo.
Santos lembrou ainda do episódio em que o próprio presidente Lula também brincou de forma preconceituosa com os homossexuais.
Em 2000, Lula foi a Pelotas para apoiar o candidato do PT a prefeito e, durante a gravação de um programa de TV, disse que a cidade era um "polo de exportação de veados". Uma cópia dessa declaração foi usada pelos adversários do petista Mário Marroni, que quase perdeu as eleições.
Ontem, após ter divulgado a piada na internet, Lulinha recebeu muitas mensagens de são-paulinos irritados em seu Twitter.
O filho do presidente tentou minimizar seu ato. "Não entendi a ira de alguns comigo. Não fui eu quem fiz a piada", defendeu-se: "Todos estamos sujeitos a erros".
Depois, concluiu: "Agora me fizeram refletir... pq minhas piadas dão mídia e as de uns diretores de outros times não? (sic)".
Depois da tentativa de se explicar, alegando que não fez a piada e que apenas repetiu o texto, desculpou-se novamente de forma irônica: "Boa.. fiz uma piada.. quero pedir desculpas a quem não aceitou".
Leia mais em O Globo

 


 

Nenhum comentário: