Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 30 de março de 2010

DENÚNCIA - Record denuncia troca de favores entre Rede Globo e governo Serra

O programa Domingo Espetacular, da Rede Record, veiculou no domingo (28) uma reportagem que mostra os bastidores de uma suposta invasão que a Rede Globo promoveu em um terreno de propriedade do governo do Estado de São Paulo.
Meses atrás, o jornalismo da TV Record mostrou que a emissora comandada pela família Marinho teria invadido uma área na zona sul de São Paulo, localizada em uma das regiões mais valorizadas do município. O terreno é avaliado em mais de R$ 11 milhões - ou um aluguel de cerca de R$ 90 mil mensais) e fica exatamente ao lado da sede da TV Globo, na capital paulista. Agora, nos últimos dias, a emissora anunciou a construção de uma escola técnica no local, em parceria com o governo paulista. Segundo a reportagem da Record, a iniciativa seria "uma tentativa de mascarar o ato ilegal e a omissão do Estado".
De acordo com o convênio assinado recentemente, a emissora vai construir o prédio da escola e doá-lo ao governo estadual. O colégio vai oferecer dois cursos técnicos: de multimídia e produção de áudio e vídeo levará o nome de ‘Jornalista Roberto Marinho’, referência ao patrono das Organizações Globo. A elaboração do conteúdo das aulas contou com o assessoramento de profissionais da TV Globo que, deste modo, poderiam definir que o curso, bancado pelo Estado, esteja adequado às necessidades da própria emissora.
Durante o anúncio, feito com pompa pelo governador José Serra, não houve nenhuma explicação sobre o uso irregular do terreno, nem por parte do governo estadual e nem da direção da Rede Globo. Na semana passada, durante um evento oficial, Serra também evitou comentar o fato de a emissora ter se apropriado do terreno durante anos. Quando o repórter perguntou se o governador paulista achava certo "fazer um convênio com uma empresa que invadiu o terreno", Serra virou as costas e abandonou a entrevista.
Após a reportagem da Record, O Ministério Público abriu uma investigação para apurar possíveis prejuízos ao erário. A reportagem da Record considera que houve, no caso, "omissão de autoridades", "troca de favores" e "jeitinho para encobrir a verdade". O vídeo, com a reportagem completa, pode ser visto no site R7 (www.r7.com.br), sob o título "Veja bastidores da tentativa da TV Globo de encobrir posse ilegal de terreno público".





Germano S. Leite

 

 

Nenhum comentário: