Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 31 de março de 2010

GOVERNO LULA - Poupança empaca investimentos


Analistas duvidam da capacidade do país de poupar para alcançar metas do PAC-2

De Cássia Almeida e Flávia Barbosa:

As projeções econômicas do governo que amparam a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), lançado anteontem, não encontram respaldo nas contas do mercado financeiro.
Analistas alertam que não há poupança suficiente no país para financiar o volume de investimentos previsto pelo PAC-2.
Ao divulgar os números do programa, o governo se baseou em projeções de que o país vá ter uma taxa de investimentos de 21,5% do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos pela economia) em 2014.
Na conta dos analistas, para isso, seria preciso ter um nível de poupança de 19% do PIB — ou seja, um salto de quase cinco pontos percentuais frente ao patamar atual, de 14,6%.
Economistas destacam ainda que o principal entrave para ampliar a poupança no Brasil são os gastos públicos — enquanto famílias e empresas poupam mais do que gastam, a poupança do governo é negativa.
No resultado final, o governo retira 15,9% do total poupado pelo país. Ou seja, para chegar ao crescimento econômico estimado pelo governo de 5,5% até 2014, o país precisará investir e poupar mais — com o governo gastando menos.
Leia mais em O Globo

 


 

Nenhum comentário: