Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 30 de março de 2010

UTILIDADE PÚBLICA/SAÚDE - ATENÇÃO: Saiba como identificar o peixe fresco



Na Semana Santa, a Vigilância Sanitária realiza fiscalização em mercados de peixe e ensina a identificar se o alimento está fresco e não apresenta riscos.

 


 
A Vigilância Sanitária Municipal faz vistoria em mercados de peixes do Rio. O objetivo é proteger o consumidor.

Uma ceia saborosa e saudável na Sexta-Feira Santa normalmente começa na peixaria. Mas tanto o consumidor, quanto os comerciantes têm que se cercar de cuidados. E o RJTV traz todas as dicas.

Nesta terça-feira (30) de manhã, fiscais da Vigilância Sanitária fizeram uma vistoria em um mercado da Barra da Tijuca para avaliar as instalações e a comercialização do pescado.

O peixe fresco, por exemplo, deve estar sempre no meio de muito gelo. Já com o peixe em posta. é diferente. “Ele tem que estar sobre o plástico, ele não pode estar em contato direto com o gelo”, adverte a fiscal da Vigilância.

A placa com o preço também não pode encostar no peixe. “A placa pode estar contaminado e não pode ficar sobre o pescado já fatiado”, fala a fiscal.

O camarão fresco deve estar exposto na casca. “Camarão descascado só pode ser vendido congelado e com registro. O camarão fresco só pode ser vendido com casca. Se quiser tirar a casca, tem que ser feito na frente do consumidor e só naquela porção que está sendo comprada”, fala a especialista.

Esta semana, a movimentação nas peixarias já aumentou. Para quem tem criança em casa, vai a dica do vendedor: “Congro rosa é um peixe maravilhoso com sabor delicado, carne macia e não tem espinho nenhum”.

O consumidor já sonha com o cardápio especial de Semana Santa.

O consumidor não deve colocar a mão no peixe, ele deve pedir para o vendedor fazer isso a fim de evitar contaminação. O pescador Nivaldo dá dicas de como escolher o peixe: “O olho não deve estar fundo, o peixe deve estar durinho, consistente e a escama na pode sair, assim vê que o peixe é fresco”.

O médico e comentarista do RJTV, Luís Fernando Correa, diz para tomar cuidado ao escolher o peixe para evitar intoxicação alimentar. Ele pede para armazenar bem o peixe depois de pronto, manter o alimento na geladeira, pois ele é altamente perecível.

 

Nenhum comentário: