Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 30 de março de 2010

UTILIDADE PÚBLICA/DISTRITO FEDERAL - Bancos de Leite Humano ainda precisam de doações (VEJA COMO AJUDAR)

Publicação: 30/03/2010 14:02

Os Bancos de Leite Humano (BLH) do Distrito Federal ainda precisam de doações. Desde fevereiro deste ano, a Secretaria de Saúde tem solicitado às mulheres que estão amamentando que sejam doadoras. O estoque é o mais baixo dos últimos três anos. A queda nas doações começou em 2009 e vem se arrastando até agora.

“No ano passado, recolhemos apenas 13 mil litros, cinco mil a menos que em 2008. Como esse material dura cerca de seis meses depois de pasteurizado, a redução também está sendo sentida agora”, explica a coordenadora dos bancos de leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos.

Segundo Mirian, no primeiro bimestre de 2009 houve uma redução de 800 litros de leite em comparação ao mesmo período do ano passado. O problema ocorre por conta das festividades de fim de ano e também pela grande quantidade de mães que viajam nesse período.

Mas a situação começou a mudar. Na semana passada, cerca de 50 novas mulheres se cadastraram para serem doadoras. Nos últimos dias, elas recolheram o material e armazenaram. A coleta começou a ser feita nesta semana.

Onde ajudar
O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) foi o recordista de novas doadoras. Mais 18 mulheres se uniram as 40 existentes. Já no Hospital Regional da Asa Sul (Hras) a situação ainda é crítica. Na última semana, apenas uma mulher se cadastrou e agora são 30 doadoras.

Anualmente, cerca de 4.800 mulheres participam do programa de doação. “O ideal seria o dobro desse número. Com 10 mil doadoras por ano poderíamos ter um estoque que garantisse mais tranquilidade na prestação do serviço pelos Bancos de Leite”, diz Miriam.

Os Bancos de Leite dos hospitais da Asa Norte, Asa Sul, Brazlândia e Ceilândia são os que mais precisam de doações. Nesses locais não há estoque de leite. O material coletado é pasteurizado e, em seguida, consumido pelos bebês.

Segundo Miriam, em Ceilândia e Brazlândia o problema ocorre por conta da grande quantidade de mulheres vindas do entorno que procuram esses hospitais para fazer o parto. Como depois elas retornam para suas cidades, não há possibilidade de se tornarem doadoras.

Doação
A doação pode ser feita por toda mulher que tenha excesso de leite. O material deve ser armazenado em frascos de vidro e guardado no congelador, por até 15 dias. Semanalmente uma equipe da Secretaria de Saúde ou do Corpo de Bombeiros vai à casa da doadora buscar o material.

Uso
O leite materno é usado para alimentar os recém-nascidos internados nos hospitais da rede pública, cujas mães não tenham condições de amamentar. Quando há grande estoque do alimento, os bebes que estão em casa e precisam de ajuda também recebem o leite.

 

 

Nenhum comentário: