Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SAÚDE NA BA - Meningite já MATOU 108 pessoas na Bahia este ano

Em Salvador, a cantora Ivete Sangalo é internada com o tipo não contagioso da doença

O Globo, com agência A Tarde e G1


SALVADOR - A cantora Ivete Sangalo está internada no Hospital Aliança de Salvador com meningite benigna não contagiosa, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira. Ela foi internada na manhã de domingo, após fazer uma apresentação na noite de sábado no Carnatal, carnaval fora de época de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Na Bahia, desde o começo do ano, já foram registrados 1.670 casos da doença, provocando 108 mortes. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, desde janeiro foram registrados 15.065 casos de meningite. Em 2010, foram 20.498 casos.

Assessores da cantora Ivete Sangalo contaram que ao desembarcar na capital baiana, na madrugada do domingo, ela já estava se queixando de dores na cabeça. Levada ao hospital, foi constatada a meningite benigna. O estado de saúde de Ivete é bom e ela permanece lúcida.

O boletim médico diz que a paciente "encontra-se em repouso em apartamento, em uso de medicações intravenosas, com quadro neurológico estável, lúcida, orientada e ativa". Informa ainda que a paciente "aguarda exames laboratoriais mais específicos para a definição do tempo de tratamento". Como não tem previsão de alta, a assessoria da cantora cancelou as próximas apresentações marcadas para Recife e São Bernardo do Campo (SP) essa semana.

O infectologista Vladimir Neco, que não participa do atendimento da cantora, diz que a forma da doença que afeta Ivete é menos agressiva.

- São chamadas benignas quando não deixam sequelas, nem levam à morte - explica o médico.

Os sintomas mais comuns da doença costumam ser a rigidez na nuca, vômitos e dores de cabeça. Eles podem se manifestar nos dois tipos da doença.

- É possível diferenciar a meningite viral da bacteriana pela agressividade dos sintomas e o estudo do líquor, líquido que lubrifica o cérebro, e é colhido através da coluna ou do pescoço - disse o médico.

Para as meningites causadas por vírus, o tratamento costuma durar entre 5 a 7 dias se o paciente não apresentar complicações

Fonte O Globo Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/meningite-ja-matou-108-pessoas-na-bahia-este-ano-3388875#ixzz1fkXncQRK

Nenhum comentário: