Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 10 de dezembro de 2011

NOVO HORIZONTE - SP : Cão que ficou enterrado pode precisar de transfusão de sangue

MARINA GAMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Depois de voltar a comer, o cãozinho de quatro meses que passou mais de 12 horas enterrado em Novo Horizonte (399 km de SP) está estável, mas pode passar por uma transfusão de sangue devido a número baixo de células vermelhas do sangue, segundo a veterinária Viviane Cristina da Silva.

Veja mais imagens do filhote
Cão que foi enterrado vivo pode ganhar novo dono
Filhote que passou 12 horas enterrado em SP está em estado grave
Piora estado de saúde de cão que passou 12 horas enterrado em SP

O cachorro está passando por exames de sangue diários para verificar sua melhora e a necessidade da transfusão de acordo com a veterinária. "Ele continua com anemia e infecção. Não piorou, só que também não melhorou. Estamos vendo ainda se haverá a necessidade da transfusão", disse.

Silva disse ainda que o filhote deve passar por um oftalmologista para avaliar como estão seus olhos. Segundo Marco Antônio Rodrigues, presidente da Associação Mão Amiga, o animal apresentou redução do inchaço dos olhos hoje e conseguiu abri-los cerca de 30%.

O cachorro deve sofrer uma cirurgia nos olhos, mas ainda não há previsão de quando ela será feita devido ao seu estado de saúde.

Durante o sábado o cãozinho deu um sinal positivo. "Ele estava no meu colou e quando colocaram um outro filhote ao seu lado ele rosnou, mas não brincou. Foi a primeira reação dele desde que ele chegou na clínica. Ele não tinha tido nenhuma até então", disse a veterinária.


Divulgação

Titã, resgatado após ficar enterrado, é atendido por veterinária em Novo Horizonte (399 km de SP)

Ontem, a infecção de pele do filhote piorou. Viviane afirma que o problema já existia antes de ele ter sido enterrado e, como não foi tratado, piorou. Há riscos de que a infecção se agrave.

ADOÇÃO
Rodrigues contou à Folha que recebe cerca de 100 ligações todos os dias de pessoas que querem saber no estado de saúde do filhote. De acordo com o presidente da Mão Amiga, há uma lista de 18 pessoas que querem adotar o cãozinho, inclusive de fora do país.

"Essa moça da Argentina ficou comovida em saber a história dele e perguntou sobre a possibilidade de adotá-lo. Ela é a 17ª na lista de pessoas que querem adotá-lo", disse



ENTERRADO
Na terça-feira (6), a Associação Mão Amiga recebeu uma denúncia de maus-tratos e o vice-presidente da entidade, Alexandre Rodrigues, saiu para apurar. Não encontrou nada, mas voltou na manhã seguinte à casa do suspeito.

Ele percebeu uma porção de terra remexida, resolveu entrar, e acabou desenterrando o filhote ainda vivo.
O cachorrinho estava quase sem pelos, desnutrido, e com ferimentos nos olhos.

Na clínica, os funcionários começaram a chamar o vira-lata de Titã.

De acordo com Marco Antônio Rodrigues, presidente da associação, o grupo registrou um termo circunstanciado na polícia, que vai investigar o caso e convocar o antigo dono do animal a prestar depoimento.


Para fazer doações à conta da Associação Mão Amiga de Novo Horizonte Caixa Econômica Federal
Agência 0801
Operação 003
Conta 864-7
CNPJ 03949587/0001-78





+ Canai




    

Nenhum comentário: