Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CRISE - Vulcabras fecha seis fábricas na Bahia

MPT abriu investigação sobre demissões nas unidades da empresa
Bruno Villas Bôas

Maior fabricante de calçados do Brasil, a Vulcabras, donas das marcas Azaleia, Olympikus e Reebok, anunciou nesta sexta-feira que vai fechar seis fabricas na Bahia, nos municípios de Itarantim, Ibicui, Iguai, Itati, Maiquinique e Potiragua. Essas unidades contam com 1.800 funcionários.

Em abril deste ano, a empresa adquiriu uma fábrica de calçados sediada em Chennai, uma das cinco maiores cidades da Índia. Na unidade, a Vulcabras passaria a concentrar a mais intensiva parte da mão de obra de produção de tênis. Mas a empresa garante que isso não tem relação com as unidades fechadas.

Em comunicado ao mercado, a companhia afirma que a decisão foi tomada após "detalhado estudo econômico, financeiro e administrativo" e teria como objetivo reduzir custos para competir no mercado interno, especialmente com produtos importados.

Segundo a empresa, as seis unidades fechadas seriam de pequeno porte. Na nota, informa que os empregados dessas seis fábricas terão a opção de serem transferidos de forma definitva para outras 12 filiais da companhia na Bahia. E acrescenta que os funcionários que não queriam ser transferidos para outras filiais receberão “uma gratificação financeira de dois salários mínimos, além do pagamento de todas as verbas rescisórias”.

Ontem, no entanto, o Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou um inquérito para investigar demissões nas unidades da empresa em 11 municípios no interior da Bahia. A Vulcabras foi convocada a prestar esclarecimentos sobre o caso hoje na Procuradoria do Trabalho de Vitória da Conquista.

Segundo o sindicato da categoria, de novembro deste ano até ontem, a Vulcabras já teria demitido cerca de 1.500 trabalhadores. Isso representa quase 10% da força de trabalho da empresa, de 16 mil empregados, segundo o sindicato.

Sobre as demissões, a Vulcabras reconheceu que “foram desligados cerca de 1.500 colaboradores”. E justificou que as demissões teriam ocorrido em toda a indústria calçadista brasileira ao longo de 2011.

De acordo com a empresa, a produção total do estado da Bahia não será reduzida. E o complexo de Itapetinga continuará sendo a principal unidade da Vulcabras

Fonte o globo Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/vulcabras-fecha-seis-fabricas-na-bahia-3461488#ixzz1giwO2cHY 

Nenhum comentário: