Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DENGUE NO RIO I - RJ registra mais de 165 mil casos de dengue desde janeiro. confirmadas 137 mortes pela doença

Foram confirmadas 137 mortes pela doença no estado.
Em dezembro, foram registrados 419 casos de dengue, diz secretaria.

 Do G1 RJ 
 
A Secretaria estadual de Saúde informou, nesta quarta-feira (14), que desde o dia 2 de janeiro até 10 de dezembro foram notificados 165.794 casos de dengue no Estado do Rio de Janeiro e registradas 137 mortes.
Em janeiro, foram notificados 5.767 casos; em fevereiro, foram 17.272; em março, 32.319 casos; em abril, 52.929 casos; em maio, foram 36.969; em junho, foram 10.319; em julho, 3.103 casos; em agosto, 1.416 casos; em setembro, foram 1.347 casos; em outubro, 1.785 casos; em novembro, 2.149 casos e, em dezembro, 419 casos.

As mortes foram registradas nas seguintes cidades: Angra dos Reis (4), Barra Mansa (3), Belford Roxo (2), Bom Jesus de Itabapoana (1), Cabo Frio (2), Campos dos Goytacazes (3), Casimiro de Abreu (1), Duque de Caxias (9), Itaboraí (1), Itaguaí (1), Itaocara (2), Itaperuna (1), Japeri (3), Macaé (1), Magé (3), Maricá (2), Mesquita (3), Niterói (1), Nova Iguaçu (8), Paraíba do Sul (1), Pinheiral (1), Rio das Ostras (3), Rio de Janeiro (51), São Gonçalo (16), São João de Meriti (6), São José do Vale do Rio Preto (1), São Pedro da Aldeia (1), Valença (2) e Volta Redonda (4).

Rio tem quase 75 mil casos de dengue em 2011, diz prefeitura A prefeitura do Rio divulgou, nesta quarta-feira (14), uma panorama dos casos de dengue registrados no município em 2011. Até o dia 10 dezembro, foram notificados 74.232 casos na cidade, sendo 173 entre 4 e 10 deste mês. O número de óbitos chega a 51 este ano. As informações constam do primeiro boletim que a Prefeitura passa a divulgar semanalmente, com com dados sobre casos notificados, distribuição dos casos por região e atendimentos em polos de assistência.

O boletim diz ainda que, em 2011, foram eliminados 1,7 milhão de criadores de Aedes aegypti e 2,2 milhões de depósitos com potencial de se tornarem criadouros foram tratados.

Medidas de combate à doença O prefeito Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, anunciaram, durante o lançamento do boletim, o aumento no número de agentes de Vigilância em Saúde e dos polos de assistência e hidratação, e a compra de novos carros e equipamentos. Segundo Dohmann, serão criados mais dez polos de assistência funcionando 24 horas por dia.

Segundo o prefeito, em 2011 o trabalho de combate e prevenção à dengue no Rio resultou em mais de 4,5 milhões de visitas de inspeção.
O prefeito Eduardo Paes e o secretário de saúde,
Hans Dohmann anunciam aumento no número
de agentes de Vigilância em Saúde
(Foto: Lílian Quaino/G1)
O prefeito contestou as informações do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que colocou a cidade do Rio no nível de alerta em relação à dengue. Para Paes, a situação do Rio é mais grave, no nível de alto risco de epidemia.

O boletim vai informar a população também sobre as ações de prevenção que estarão ocorrendo nos bairros da cidade, dias e locais por onde passará o fumacê, e locais dos polos de atendimento. O boletim pode ser acessado no site da Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil.

Campanha
Para tentar evitar uma epidemia no estado, a Secretaria estadual de Saúde implementou a campanha “10 minutos contra a dengue”, criada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que estimula moradores a gastarem dez minutos por semana no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em suas próprias casas. No dia 5 de outubro, a campanha ganhou um reforço com a criação de uma caravana com profissionais da saúde percorrendo os 92 municípios do estado e discutindo com as prefeituras as diversas formas de combater a doença.

 saiba mais
RJ registra mais de 163 mil casos de dengue desde janeiro, diz secretaria
Entenda por que o tipo 4 do vírus da dengue preocupa os médicos
Saiba como se prevenir contra a dengue e pedir vistorias no Rio
RJ registra 161.315 casos de dengue em nove meses, diz secretariaImagens mostram infestação de mosquitos em condomínio no RJ
Paes decreta estado de alerta no Rio por causa da dengue
Operação contra dengue inspeciona 500 imóveis na Zona Norte do Rio
Mortes por dengue caem 44% no 1º semestre de 2011 em relação a 2010
Secretário no RJ diz que epidemia de dengue pode ser 'a maior da história'

Possibilidade de epidemia No dia 13 de setembro, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, afirmou que há "forte possibilidade de haver uma grande epidemia" de dengue em 2012. Para ele, essa será "talvez uma das piores epidemias da história do estado".

Vírus tipo 4Onze casos de dengue tipo 4 foram registrados no município de Niterói, no estado do Rio, este ano, segundo informou, no dia 31 de outubro, a representante da Vigilância em Saúde da Secretaria estadual de Saúde, Hellen Miyamoto.

O avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo Brasil é uma ameaça à saúde pública, segundo especialistas, não somente pelo vírus, que não seria mais perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microorganismo, o que aumenta ainda mais a probabilidade de uma pessoa se infectar.

No estado do Rio ela destaca as regiões mais propensas à epidemia de dengue: toda a Região Metropolitana, o Norte Fluminense e a Costa Verde (localidades próximas ao município de Angra dos Reis, no Sul Fluminense)

Nenhum comentário: