Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

InSEGURANÇA NO RIO - Sede da UPP do Fallet é atacada pelo tráfico

 Emanuel Alencar (emanuel.alencar@oglobo.com.br)



RIO - A UPP dos morros da Coroa, do Fallet e do Fogueteiro, em Santa Teresa, foi alvo de um ataque na noite de quinta-feira, depois da prisão de dois traficantes do local. A dupla, que seguia de moto na Rua Eliseu Visconti, foi flagrada por policiais da unidade com um carregamento de drogas, a cerca de 300 metros da base da UPP, no Morro do Fallet. Os presos foram identificados como Fábio Fernandes, de 29 anos, e Rafael da Cunha Eliezer, de 18. Com eles, foram apreendidos 184 papelotes de cocaína, 111 trouxinhas de maconha, sete sacos de ecstasy e 142 pedras de crack.

Segundo a polícia, depois da prisão, por volta das 22h40m, cerca de dez traficantes começaram a atirar do alto de uma laje em direção à base da UPP, onde estavam seis PMs, que revidaram o ataque. Foram efetuados pelo menos 30 disparos de fuzil calibre 762. Alguns criminosos também teriam atirado com pistolas. O tiroteio durou pelo menos dez minutos. Niguém ficou ferido.

O coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra, informou que, após o ataque, o policiamento foi reforçado na comunidade, com cerca de 60 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque. Ele disse que nenhum projétil atingiu o contêiner que serve de base aos policiais.

- Entendemos que houve prejuízo aos traficantes do local e, por isso, a reação. Não vamos nos intimidar - disse Seabra.

Um policial da UPP contou que, logo depois da prisão dos dois traficantes, foi ouvido um apitaço no Morro do Fallet, o que seria um aviso para iniciar um ataque.

Mensalão do tráfico em setembro
Em setembro, a UPP dos morros da Coroa, do Fallet e do Fogueteiro virou notícia devido a um esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do tráfico e culminou no afastamento do comandante da unidade, o capitão Elton Costa, e também do subcomandante, o tenente Rafael Medeiros.

O esquema, segundo as investigações, distribuía propina a cerca de 30 policiais da unidade pacificadora para que não reprimissem a venda de drogas nas comunidades. O mensalão pago pelos traficantes chegaria a R$ 53 mil. Um sargento e dois cabos da UPP foram presos em flagrante com R$13.400 num carro estacionado em frente ao Batalhão de Choque. Os três foram afastados da unidade, mas acabaram sendo lotados como sentinelas no Quartel-General da PM.

Também no mês de setembro, o policial Alexsandro Coutinho, de 30 anos, que fazia uma ronda de rotina na região da UPP com outro PM, entrou em confronto com um grupo de dez homens armados e foi baleado na garganta. Ele ficou tetraplégico. Em junho, três PMs ficaram feridos numa explosão de granada - um deles perdeu uma perna - durante uma emboscada no Morro do Fallet.

A UPP dos morros da Coroa, do Fallet e do Fogueteiro foi inaugurada em 25 de fevereiro deste ano como a 15 unidade do tipo na cidade

Fonte O Globo  http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/11/04/sede-da-upp-do-fallet-atacada-pelo-trafico-925735738.asp#ixzz1cjfBWtMH 

Nenhum comentário: