Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 26 de novembro de 2011

FUTEBOL CARIOCA - Com 73,2% dos votos, Maurício Assumpção é reeleito no Botafogo

Atual mandatário vai seguir no cargo por mais três anos. Oposição consegue mínimo para garantir 14 membros no conselho deliberativo

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
 
Mauricio Assumpção faz o V da vitória ao votar
(Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)
Eleições realizadas nesta sexta-feira, em General Severiano, garantiram a Maurício Assumpção mais três anos como presidente do Botafogo. O atual mandatário alvinegro foi reeleito com 73,2% dos votos válidos (719). Carlos Eduardo Pereira, que encabeçava a chapa de oposição, ficou com 26,8% (263 votos - houve 21 nulos e quatro brancos, totalizando 1.007).

- Sabemos que o fato de o futebol estar mal pode fazer o presidente perder uma eleição. Mas os sócios deram uma grande demonstração de que queriam a continuidade do trabalho. Essa aprovação é muita coisa. No primeiro mandato eu era um ilustre desconhecido. Não tinha nada a perder. Agora não. Agora, era o meu trabalho e de toda minha equipe que estavam em jogo. Tenho uma responsabilidade muito maior agora. Mas confio em todos que trabalham comigo. Falta um título de expressão, e é o que vamos buscar.

Apesar da derrota, a oposição pôde comemorar o fato de ter garantido mais de 20% dos votos, o que dá direito a colocar 14 membros no conselho deliberativo. Os demais 106 serão indicados pela chapa vencedora.

Dentro da sede, Carlos Eduardo Pereira recebeu o resultado com tranquilidade e felicidade. Para o candidato da oposição, ter conseguido atingir mais de 25% do eleitorado foi um feito.

- Estou feliz pelo resultado porque foi um voto de confiança. Mais de um quarto do eleitorado confiou na gente. A situação sempre usa a máquina, e eles fizeram isso intensamente. Estou contente porque garantimos os 14 membros no conselho deliberativo e poderemos fiscalizar intensamente tudo que acontece no clube.
Junto com Assumpção, integrantes da situação comemoram a vitória (Foto: Fernando Soutello/AGIF)

A eleição começou às 9h e não teve nenhum grande incidente, apesar de uma pequena briga, logo contornada. Ex-presidentes estiveram na sede para votar, como Carlos Augusto Montenegro e Mauro Ney Palmeiro. Os dois fizeram campanha por Maurício Assumpção. Fundador de uma das mais antigas torcidas organizadas do Botafogo, Russão apareceu para votar em cadeiras de rodas e com uma perna amputada causada por complicações de diabetes. Muito aplaudido, gerou comoção nos presentes.

Carlos Eduardo Pereira foi o primeiro candidato a votar. Logo na primeira hora de votação, o administrador depositou seu voto nas urnas e fez o tradicional “v” de vitória com os dedos. Maurício votou por volta de meio-dia. O presidente esperou na fila e, depois de registrar seu voto, fez o mesmo gesto do adversário.

Figuras conhecidas estiveram em General Severiano. Túlio Maravilha, Jairzinho e Maurício estiveram no local para fazer campanha por Maurício Assumpção. O humorista Helio de la Peña, além de ironizar o suposto vídeo intimo de Ronaldinho, também declarou apoio ao atual mandatário. O vice-governador Luiz Fernando Pezão também esteve no local, mas não declarou apoio a nenhum candidato.

Eleição segue na polícia
Apesar do fim do pleito, as eleições “seguem” na polícia. A denúncia de falsificação de assinaturas na inscrição de duas pessoas na chapa de oposição ainda está sendo investigada. O inquérito irá nos próximos dias para o Ministério Público. Segundo a subdelegada da 10ª DP, Daniela Terra, que toma conta do caso, há certeza de que houve o crime, faltando apenas um depoimento oficial das duas pessoas que teriam sido inscritas sem saberem. Entretanto, há dificuldade de se descobrir a autoria da fraude e as chances do caso ser arquivado são grandes

Nenhum comentário: