Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 20 de novembro de 2011

VISTORIA ANUAL - ‘Fila’ de até 4 meses para a marcar vistoria no Detran-RJ

‘Blitz do DIA’ constatou demora para agendar o serviço pela central de atendimento e em visita a 6 postos do Detran
Rio - A vistoria anual é do veículo, mas é a paciência dos motoristas que tem sido posta à prova quando tentam manter suas máquinas e documentação em dia. A ‘Blitz do DIA’ visitou seis postos do Detran na Região Metropolitana do Rio. Os problemas incluem espera de até 4 meses para o serviço, postos cheios e demora no atendimento. Na hora de agendar pelo telefone, não há vaga imediata em nenhum, mas dois — Corrêa Dutra e Haddock Lobo — estavam vazios quando O DIA esteve lá, semana retrasada.


Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia

O médico Celio Santos, 46 anos, percorreu mais de 30 km do Centro do Rio até Duque de Caxias: “Marquei a vistoria em setembro e só consegui para este posto”, disse.

Ao testar agendamento de vistoria pela Central de atendimento do Detran, O DIA constatou necessidade de esperar ao menos 45 dias pelo serviço. No dia 11 de novembro, só havia data disponível depois do dia 23 de dezembro: “Na Barra só tem vaga nos dias 23, 26 e 27 de dezembro. Em Niterói, em 29 de dezembro, e São Gonçalo tem 23, 26 ou 27 de dezembro. Santa Luzia tem 29 de dezembro. Catete e Corrêa Dutra não temos vagas e Vila Isabel tem 29 de dezembro”, informou o atendente.

Na última sexta-feira, dia 18, a ‘Blitz’ voltou a tentar: não havia vaga para nenhuma data em Vila Isabel, Santa Luzia, Haddock Lobo nem no Catete.

Mas o portuário Fernando Cesar de Oliveira, 49, tem enfrentado dificuldade maior: “Estou tentando marcar há três meses e não tem vaga em posto nenhum. Ligo duas vezes por semana, fico muito tempo no telefone e não adianta. O Detran manda eu ligar todos os dias, mas eu trabalho”.



Números

2,4 milhões

Número total de veículos circulando pelas ruas do município do Rio de Janeiro no mês de novembro deste ano, segundo o Detran-RJ

2,1 milhões

Quantidade de veículos que passaram pela vistoria do Detran ao longo do ano passado em todo o estado do Rio, conforme dados do departamento de trânsito

R$ 49 milhões

Quanto o Detran arrecadou no mês de outubro com licenciamentos, emplacamentos, multas, habilitação, confecção de placas, convênios e identificação civil

R$ 191,54

Quantia paga pelo motorista se flagrado sem licenciamento anual. A infração é gravíssima e vale sete pontos na carteira. O veículo é apreendido

Postos sem vagas são encontrados vazios
Dois postos visitados pela nossa equipe (Corrêa Dutra, no Catete, e Haddock Lobo, na Tijuca), que não teriam vaga, estavam vazios na semana passada. Segundo o Detran, esses postos têm priorizado serviços de registro de veículos, que é mais demorado e tem número menor de vagas.

Trabalho que depende do Detran
O lojista Cláudio Moraes, de 46 anos, compra e vende carros há 17 anos e agenda a vistoria de 10 por mês. Ele diz que a demora média para marcar o serviço é de 2 meses: “Esse atraso atrapalha o meu comércio, porque o carro fica impróprio para transitar. Mas tenho que esperar”.

Espera de quatro meses
Anacleto Carvalho da Silva, 34 anos, que atua em serviços gerais na Riotur, marcou a vistoria do carro em julho e só conseguiu fazê-la em novembro porque os postos do Detran estavam cheios. “O final da minha placa é sete e eu tinha que ter marcado até setembro, mas só consegui fazer hoje”, conta. Anacleto reclamou também que demorou mais uma hora e meia para ser atendido. “É muito tempo esperando, é um absurdo isso”.

Sistem lento e taxa excessivas
Por falta de vaga para vistoria, o comerciante Silvio Cordeiro, 51 anos, esperou três meses para regularizar a documentação do carro. “A espera é muito longa, devia ser no máximo de 30 dias”. Silvio estava no posto há duas horas, mas prefere não se estressar.

“Não tem jeito, tenho que ficar aqui. O sistema é lento demais e eles sempre arrumam um modo de arrecadar mais dinheiro: paga placa, paga lacre e ainda paga o Duda”, reclama o motorista.

Comprovante evita multas
Donos de veículos com final de placa 8 ou 9 têm até dia 30 para marcar vistoria. Se você agendou no prazo e o Detran marcou para depois, é só retirar o comprovante na Internet e andar com ele no carro para evitar multa, informa o Detran-RJ.

Motoristas que estiverem fora do prazo do seu final de placa, sem o comprovante de agendamento, poderão ter o veículo rebocado. “Porém, se a blitz for realizada por agentes do Detran, eles podem verificar, por palm tops, se o agendamento foi realizado”, explica o departamento.

O órgão alega que a demora para marcar a vistoria ocorre porque os motoristas não seguiram o calendário e houve excesso de procura concentrada na mesma época. O Detran diz ainda que disponibiliza vagas toda semana conforme a procura e que, até o fim do ano, vai abrir os postos de Itaguaí, Mesquita, Miguel Pereira e Saquarema, com capacidade para 60 carros por dia com 13 linhas de atendimento.

Sobre as filas nos postos, o órgão diz que “não tem nada a declarar”.

Reportagem de Lívia Aragão


Nenhum comentário: