Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 22 de novembro de 2011

FARRA COM O DINHEIRO PUBLICO - PPS vai ao Supremo para impedir estatização da Fundação Sarney #DESCALABRO

Organização do presidente do Senado será custeada pelo governo do Maranhão, administrado por sua filha, Roseana Sarney

Wilson Lima, iG Maranhão 

  Notícia anterior Animador de festa infantil é preso por abuso sexual no Maranhão
Próxima notícia PPS vai ao Supremo para impedir estatização da Fundação Sarney 

O PPS ingressou na tarde desta segunda-feira (21) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a estatização da Fundação José Sarney. A entidade foi instituída por meio da lei 9.479/2011 e sancionada há exatamente um mês pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

Entenda o caso: Assembleia do Maranhão aprova estatização da Fundação José Sarney



Foto: Agência Brasil
O senador José Sarney e sua filha, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney 

Na ação, o partido afirma que a criação da Fundação da Memória Republicada foi uma “evidente fraude à Constituição”. Diz a sigla: “Se verifica que o legislador ordinário estadual procurou manter uma aparência de constitucionalidade, embora sua real intenção tenha sido a de burlar os ditames constitucionais violados”, afirma a ação do PPS.

 Os argumentos de Sarney:
Fundação José Sarney fecha para reforma e não tem data para abrir
Sarney diz não ter dinheiro para reformar casarão histórico
Estatização não é culto a personalidade, diz gabinete do Sarney 

O partido também questiona o fato de o presidente do Senado, José Sarney (PMDB) ter sido “guinado à condição de patrono" de uma fundação pública: “A trajetória política do senhor José Sarney e sua condição de “intelectual” são enaltecidas no próprio texto legal. Neste ponto, já é possível perceber a inútil e pueril tentativa de justificar a transferência para a esfera pública da Fundação José Sarney, ainda que sob um novo figurino de “Fundação da Memória Republicana Brasileira”, argumenta o PPS.

Essa é a segunda ação contra a estatização da Fundação José Sarney. Há 11 dias, a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Maranhão (OAB-MA) também ingressou com uma cautelar contra a lei da governadora Roseana Sarney.


Foto: AE
Ampliar
Fundação José Sarney, em São Luís: além dos documentos do período em que ele esteve à frente da presidência, lugar também abriga túmulo em que ele quer ser enterrado
 

Com a estatização da Fundação José Sarney, todo o patrimônio da entidade privada - incluindo seus livros e o túmulo onde ele pretende ser enterrado - foi incorporado ao patrimônio público e será custeado com dinheiro do Estado.

A entidade passou a ser incorporada à Secretaria Estadual de Educação do Estado (Seduc) e terá orçamento próprio, bancado pelo governo maranhense. A Fundação José Sarney também pode ser alvo de uma terceira ação, caso o conselho federal da OAB também decida ingressar com uma ação no STF sobre o tema.

Leia mais sobre o assunto:
- Em cenário de abandono, estrangeiros reformam casarões de São Luís
 
- Sarney diz considerar 'injustas' críticas no Rock in Rio
- Para deputado do Maranhão, criticar Sarney é atacar o Nordeste

 Fonte IG http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/ma/pps-vai-ao-supremo-para-impedir-estatizacao-da-fundacao-sarney/n1597377775908.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário: